banca

Empresas que mais investem dão mais rentabilidade

Banco de Portugal
Lusa

As empresas que menos investem são as que "apresentaram em média menor rendibilidade".

O Banco de Portugal disse hoje que as empresas que mais investem são as que, em média, apresentam maior rentabilidade, segundo a publicação ‘Economia numa imagem’.

Baseando-se no trabalho ‘Investimento e endividamento das empresas portuguesas’, publicado no Boletim Económico de outubro de 2019, o Banco de Portugal refere que o estudo mostra que “as empresas que mais investiram (quartil 4 da taxa de investimento) foram as empresas que apresentaram em média maior rendibilidade, calculada como o rácio entre o resultado operacional (EBITDA) e o total de ativos”.

Já as empresas que menos investem são as que “apresentaram em média menor rendibilidade”.

O estudo recorreu a dados contabilísticos do inquérito trimestral às empresas não financeiras, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Banco de Portugal, entre o segundo trimestre de 2018 e o primeiro trimestre de 2019.

A definição de investimento no estudo corresponde, segundo a informação do Banco de Portugal, “à variação dos ativos fixos tangíveis e intangíveis somados das depreciações ocorridas no período, em percentagem do total de ativos da empresa”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D), e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita (E). Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salário mínimo de 635 euros? Dos 617 dos patrões aos 690 euros da CGTP

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

Outros conteúdos GMG
Empresas que mais investem dão mais rentabilidade