Energia

Engie Portugal vai investir 10 milhões em energia solar fotovoltaica

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Investimento irá “contribuir para ajudar o tecido empresarial português a concretizar a transição energética carbono zero” , diz empresa.

A empresa Engie Portugal vai investir 10 milhões de euros em energia solar fotovoltaica descentralizada em Portugal, nos próximos três a cinco anos, disse à Lusa.

Segundo fonte oficial, o investimento irá “contribuir para ajudar o tecido empresarial português a concretizar a transição energética carbono zero” e o prazo para a realização do investimento é de três a cinco anos porque irá depender da evolução do mercado.

A Engie Portugal comprou recentemente a totalidade da empresa Ikaros Hemera, que opera em sistemas fotovoltaicos exclusivamente no mercado empresarial, afirmando que num horizonte de cinco anos quer “duplicar a potência anual instalada pela empresa”.

Já em 2020, referiu a fonte, quer “aumentar a potência instalada e as receitas da empresa em 30%”.

A Engie Portugal, que pertence ao grupo empresarial francês Engie, não quis adiantar o valor do negócio.

Segundo a Engie, a produção descentralizada representa ainda uma proporção pequena da produção de eletricidade, mas “é um mercado que vai crescer rapidamente nos próximos anos” devido a ser uma solução mais competitiva e estar inserida no modelo de transição para uma economia de baixo carbono.

“A descarbonização e a descentralização da produção de eletricidade são tendências que vão marcar a próxima década”, disse a empresa em resposta à Lusa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

Engie Portugal vai investir 10 milhões em energia solar fotovoltaica