Impostos

Entrega do IRS abrandou. Faltam mais de 50% das declarações

irs

A entrada de declarações de IRS no Portal das Finanças bateu este ano todos os recordes. Mas isso foi nos primeiros dias, agora o ritmo abrandou.

Na sexta-feira tinham sido entregues cerca de 2,6 milhões de declarações de IRS. Este domingo, o número pouco tinha mudado havendo agora um total de 2,63 milhões de declarações submetidas – segundo indicam os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Esta quase inatividade contrasta com os números iniciais que mostraram que nos primeiros seis dias foram entregues um milhão declarações. O ritmo estará assim a a abrandar, numa altura em que falta ainda mais de um mês para cumprir com esta obrigação declarativa (31 de maio).

No ano passado foram entregues mais de 5,4 milhões de declarações. A ordem de grandeza deste ano deve ser semelhante (uma vez que os critérios de dispensa não sofreram alterações), pelo que mais de metade dos contribuintes ainda não procedeu à validação e submissão do seu IRS. A grande diferença face a 2017 é que, este ano, é maior o universo de contribuintes abrangido pelo IRS automático, o que ajudará a evitar um congestionamento no acesso para os que deixem esta tarefa para o final do prazo, já que o automático avança sozinho, se for necessário.

A vantagem de se entregar mais cedo está na data de pagamento do reembolso. Tal como no ano passado, a AT demorou menos de duas semanas para fazer chegar o cheque dos contribuintes do IRS automático. Para os restantes, a média rondou os 23 dias de espera.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira. Fotografia: Direitos Reservados

Archer Mangueira garante solução para dívida a empresas até final do ano

Angola

Construtoras querem solução para problemas das dívidas de Angola

António Costa, primeiro-ministro, e Mário Centeno, ministro das Finanças, num debate parlamentar sobre o OE2019. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Outras touradas do Orçamento: as medidas mais arriscadas

Outros conteúdos GMG
Entrega do IRS abrandou. Faltam mais de 50% das declarações