Dinheiro

Espanha. Santander e BBVA juntam-se ao CaixaBank na cobrança do Multibanco

ng4626248

Fazer um levantamento numa caixa de multibanco em Portugal é hoje gratuito, contudo em Espanha esta operação já tem encargos. Quase metade das instituições bancárias estão a cobrar comissões pelos levantamentos efetuados nas caixas de multibanco de outros bancos.

O movimento foi iniciado pelo CaixaBank, acionista do BPI, mas o Santander e o BBVA já anunciaram no relatório semestral que irão começar a cobrar comissões pelos levantamentos. Já nas próximas semanas, o Santander irá cobrar a comissão, enquanto que o BBVA prevê implementar esta medida até outubro.

Segundo a Associação dos Utilizadores de Bancos, Caixas e Seguros o custo associado cobrado pelo CaixaBank é de dois euros. Santander e BBVA ainda não revelaram o valor que será cobrado.

Ao todo, estas três instituições bancárias possuem mais de 20.360 caixas de multibanco, o que representa 44% do mercado. No total, existem cerca de 46.270 caixas de multibanco em território espanhol.

Segundo o jornal espanhol Expansión, outros bancos como o Bankia e o Sabadell não irão introduzir comissões.

Leia também: 30 anos do Multibanco. A anuidade dos cartões é o que pesa para a DECO

A cobrança desta comissão é justificada pelos bancos pela necessidade de rentabilizarem os investimentos feitos com a instalação e a manutenção das máquinas.

Também em Portugal, existe polémica sobre a hipótese de os levantamentos nas caixas Multibanco deixarem de ser gratuitas. O debate é recorrente, mas para já, 30 anos depois do nascimento das caixas automáticas, nenhum banco optou por passar a cobrar estes serviços.

O Banco Mediolanum, um dos bancos com menor dimensão, já anunciou, segundo o jornal espanhol, que irá assumir os encargos dos seus clientes até um máximo de 52 vezes por ano.

A Associação dos Utilizadores de Bancos, Caixas e Seguros – Adicae considera esta comissão “ilegal e injusta”, tendo já disponível no seu site uma plataforma para reclamar a devolução da comissão.

O Banco de Espanha já alertou as entidades bancárias que se decidirem cobrar comissões por levantamentos no multibanco não poderão cobrar a taxa de intercâmbio, como tem sido norma.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa,  29/09/2020 - Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
(Paulo Alexandrino/Global Imagens)

Ursula von der Leyen. “Portugal é único e tem agora oportunidades maravilhosas”

Portugal's Prime Minister Antonio Costa speaks during presentation of the European and Portuguese Recovery and Resilience Plans, at Champalimaud Foundation, in Lisbon, Portugal, 29 September 2020. Ursula Von Der Leyen is in Lisbon for a two-day official visit. MÁRIO CRUZ/LUSA

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos só quando situação melhorar

ANTONIO COTRIM/ LUSA

Von der Leyen: Instrumento “SURE é um escudo para os trabalhadores e empresas”

Espanha. Santander e BBVA juntam-se ao CaixaBank na cobrança do Multibanco