Fortunas

Esta é a distribuição (desigual) dos milionários pelo mundo

Mapa global da distribuição dos milionários pelo mundo em 2019
Mapa global da distribuição dos milionários pelo mundo em 2019

Número de milionários aumentou 10% em 2019, mas a riqueza continua mal distribuída. Veja o mapa.

O número de milionários – com uma fortuna avaliada entre os 5 e os 30 milhões de dólares, também chamados de “very high net worth individuals” – aumentou 10,2% em 2019, face ao período homólogo, chegando agora aos 2,67 milhões em todo o mundo. Esta subida contrasta com a protagonizada, no ano anterior, de apenas 1%, segundo o último relatório da Wealth-X.

De acordo com a mesma fonte, o número de milionários com fortuna acima dos 5 milhões aumentou em quase todas as regiões do Planeta. Acontece que os ganhos não estão distribuídos uniformemente. A América do Norte liderou esta expansão, com um aumento de 15%. Na Ásia e em África, o aumento também foi na ordem dos dois dígitos, de 10,3 e 10,2%, respetivamente. E já na Europa (5,5%) e no Pacífico (5,1%), o crescimento ficou abaixo da média, embora ambas tenham tido maior desempenho do que o Médio Oriente, com uma subida residual (1%), ou do que a América Latina e Caraíbas, que estagnou (0%). Veja o mapa.

Mapa global da distribuição dos milionários pelo mundo em 2019

Mapa global da distribuição dos milionários pelo mundo em 2019

Feitas as contas, é na América do Norte que se concentra o maior número de milionários, somando 39,2%, seguindo-se a Ásia, com 27,1%, a Europa, 25,4%, o Médio Oriente e a América Latina e Caraíbas, ambas as regiões com 2,8%, o Pacífico, 1,8%, e finalmente África, com apenas 0,9%.

O domínio dos self-made men

Um dado importante neste relatório indica que 85% destes milionários “criaram a sua riqueza totalmente com o seu próprio esforço”. Os restantes são aqueles cujo património líquido resulta de uma combinação entre a riqueza herdada e a gerada por si, e aqueles que herdaram tudo na totalidade. E a este nível, mais uma vez há discrepâncias de região para região. Veja-se o exemplo da China onde 96% dos milionários são self-made men. Já no Médio Oriente e na região sul da Ásia, a maioria herdou tudo ou acumulou riqueza à herança.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa-19/12/2019  - Conferencia de Antonio Mexia ,CEO da EDP. 
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Chinesa CTG vende 1,8% da EDP

(A-gosto.com/Global Imagens).

PSD indisponível para viabilizar alteração à lei para aeroporto do Montijo

O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Novo Banco: Estado como acionista só dilui posição do Fundo de Resolução

Esta é a distribuição (desigual) dos milionários pelo mundo