Função Pública

Estado abre concurso para 1000 técnicos especializados. Saiba como concorrer

Segurança Social. (Gustavo Bom / Global Imagens )
Segurança Social. (Gustavo Bom / Global Imagens )

Estatística, gestão, planeamento e serviços jurídicos são as quatro áreas que mais vão beneficiar com este concurso público.

Está aberto o concurso para recrutar 1000 técnicos especializados para a Função Pública. O Governo, com esta medida, “procura reconstituir e revitalizar o corpo técnico da Administração Pública, apostando nas áreas estratégicas do Estado e recuperando a sua massa crítica”. O recrutamento foi aberto através da abertura de um concurso no portal da Bolsa de Emprego Público, com a validade de 15 dias úteis, a contar a partir de segunda-feira, dia 8 de julho.

Com esta iniciativa, o Estado pretende “constituir reservas de recrutamento para a carreira geral de técnico superior, com vista à constituição de vínculo de emprego público na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado”.

As vagas estão disponíveis para as áreas jurídica, económico-financeira, planeamento, controlo e avaliação, relações internacionais e ciência política e estatística. Admitem-se candidatos com ou sem emprego público previamente estabelecido.

Segundo o Ministério das Finanças, “os candidatos pré-selecionados na sequência de uma prova de conhecimentos e de uma avaliação psicológica integrarão uma bolsa de recrutamento válida durante 24 meses, à qual os órgãos ou serviços poderão recorrer quando tiverem necessidades de pessoal a suprir”.

Como concorrer

Os candidatos devem inscrever-se na página da Bolsa de Emprego Público, onde podem encontrar todas as referências relativas a cada uma das áreas de recrutamento. Neste portal, devem preencher um formulário eletrónico e submeter a sua candidatura.

Depois do fecho das candidaturas, os processos serão analisados durante 10 dias úteis. Findo esse período, os candidatos aceites seguem para a prova de conhecimentos escrita. Os candidatos aprovados seguem para a avaliação psicológica.

Depois das provas dos candidatos, compete aos organismos públicos definir as vagas abertas por serviço e realizar as entrevistas de seleção aos concorrentes que entraram para a reserva de recrutamento.

Para saber mais detalhes sobre este processo de recrutamento, pode consultar este guia elaborado pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas – Guia – Concurso de Recrutamento de 1000 técnicos superiores

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Caixa perdeu 1300 milhões com créditos de grandes devedores

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Christine Lagarde, diretora-geral demissionária do FMI. Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Christine Lagarde demite-se da liderança do FMI

Outros conteúdos GMG
Estado abre concurso para 1000 técnicos especializados. Saiba como concorrer