exportações

Exportações da metalurgia e metalomecânica vão superar os 14 mil milhões

A metalomecânica tem uma forte componente exportadora
A metalomecânica tem uma forte componente exportadora

As exportações do setor metalúrgico e metalomecânico em Portugal atingiram os 1.309 milhões de euros em março, o segundo melhor valor mensal de sempre, esperando-se que superem a barreira dos 14.000 milhões de euros no final do ano.

Segundo dados hoje divulgados pela AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal, em março deste ano observou-se um aumento de 14,3% das vendas para o exterior, para 1.309 milhões de euros, face a igual mês do ano passado, e espera-se que o setor continue a crescer e supere a barreira dos 14 mil milhões de euros no final deste ano.

“Depois de um 2014 único, em que se atingiram os melhores valores de sempre no setor metalúrgico e metalomecânico, o primeiro trimestre deste ano permite já antecipar um 2015 ainda melhor, ao somar um valor acumulado de 3.726 milhões de euros [de exportações], superior em 15% face aos três primeiros meses do ano passado”, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente da AIMMAP, Rafael Campos Pereira.

“Uma vez mais, os resultados falam por si. Não poderíamos estar mais satisfeitos com o esforço que as empresas do setor têm desenvolvido no sentido de inovarem e de se manterem competitivas, com a diversificação de mercado a assumir-se como forte aposta e que tem sido reconhecida internacionalmente”, salientou.

“Trata-se do décimo quarto mês consecutivo de crescimento das exportações e décimo quinto mês em que este valor ultrapassou os mil milhões”, realçou à Lusa, lembrando que o êxito alcançado se deve também à aposta do setor “na formação e qualificação dos trabalhadores e da gestão das empresas”.

A marca “METAL PORTUGAL”, através da qual a associação “quer levar o metal português aos quatro cantos do mundo”, deverá dar um forte contributo para que as exportações do setor atinjam “um novo recorde”, estima a AIMMAP.

Os subsetores mais exportadores, em março, foram o do material de transporte (492 milhões de euros), máquinas e equipamentos (303 milhões de euros), produtos metálicos (258 milhões de euros), metalúrgica de base (159 milhões de euros), material elétrico (81 milhões de euros) e móveis metálicos (12 milhões de euros), foram os responsáveis pelos bons resultados do setor.

A Europa lidera como destino de exportações, com a Espanha a representar 22% do valor global exportado, seguida pela Alemanha (17%), França (13%), Reino Unido (8%) e Itália (2%) e Bélgica (2%).

“Atualmente, a Europa representa 70% do valor das exportações globais do setor metalúrgico e metalomecânico, mas o que pode ser considerado como uma excessiva exposição das exportações, está agora a ser mitigado com a aposta e o reforço noutras geografias como os países do Magrebe, Angola, Golfo Pérsico, Estados Unidos e América Latina (mais precisamente, a Colômbia e o México) “, sublinhou o responsável da AIMMAP.

Fora da Europa, Angola é o principal país recetor, ao atingir 6%, seguido da China (3%), dos Estados Unidos (2%), da Argélia (2%) e de Marrocos (2%).

O crescimento homólogo das exportações em geral, em Portugal, foi de 10,9% em março, face a igual mês do ano anterior, enquanto a indústria transformadora registou um acréscimo de 10,2%.

O setor metalúrgico e metalomecânico, por seu turno, está acima da média, atingindo os 14,3% no mês de março, em relação a idêntico mês de 2014.

Englobando uma grande diversidade de produtos, serviços e competências, o setor metalúrgico e metalomecânico representa cerca de 15.000 empresas e emprega 200.000 colaboradores.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Teste - Redação DV

Liberdade e sustentabilidade dos media, com ou sem apoio do governo?

Regime dos residentes não habituais garante isenção de IRS a quem recebe pensões do estrangeiro.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Primeiros 18 residentes não habituais prestes a perder benefício

Miguel Albuquerque, do PSD Madeira.

Projeção. PSD perde maioria absoluta na Madeira

Outros conteúdos GMG
Exportações da metalurgia e metalomecânica vão superar os 14 mil milhões