Comércio internacional

Exportações têxteis a crescer 2,3% até agosto

Empresa de têxteis inovadores

Itália é o mercado que mais cresce em termos absolutos

As exportações da indústria têxtil e vestuário cresceram 2,3% nos primeiros oito meses do ano para um valor global de 3,6 mil milhões de euros. Destaque para os 5,1% de crescimento das matérias têxteis, dos 3,5% nos têxteis-lar e de 0,9% no vestuário.

Em comunicado, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) destaca que o saldo da balança comercial da fileira ascendeu, neste período, a 825 milhões de euros.

Em termos de mercados, refere que a ATP que “Itália continua a destacar-se como o cliente que mais cresceu, em termos absolutos, registando um valor de praticamente 56,7 milhões de euros”. O segundo maior crescimento, em termos absolutos, é dos Países Baixos, com 19,5 milhões de euros (14,6% em termos percentuais).

Fora de Europa, destaque para a China que aumentou em 17,7 milhões de euros as compras à têxtil portuguesa, mais 72,6% em termos relativos, e os Estados Unidos com um crescimento de 7,3 milhões de euros, ou seja, 3,6% em termos relativos.

Em contrapartida, as exportações para Espanha, o maior mercado de destino do têxtil e vestuário nacional, está a cair 4%, a mesma perda relativa do Reino Unido.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, à chegada para uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Conheça os secretários de Estado do novo Governo

Outros conteúdos GMG
Exportações têxteis a crescer 2,3% até agosto