Farmácias que venderem mais genéricos vão receber prémio do Estado

Hipermercados têm preços mais baixos
Hipermercados têm preços mais baixos

Está a ser estudada uma alteração legislativa, a ser aplicada ainda este ano, que implicará pagar bónus às farmácias que venderem mais genéricos. Segundo uma fonte ligada ao Ministério da Saúde, contactada pelo Diário de Notícias, as farmácias que ultrapassarem uma quota de venda de genéricos de 45% deverão passar a receber um pagamento adicional de 50 cêntimos por genérico vendido. O valor poderá duplicar caso tenha sido dispensado um dos cinco medicamentos mais baratos no mercado, muitas vezes em falta nos stocks das farmácias.

De acordo com o Diário de Notícias, estas medidas ainda poderão sofrer alguns ajustes, mas deverão ajudar as farmácias em crise, afetadas por baixas de preços e redução de margens de lucro, e, por outro lado, será incentivada a venda de genéricos.

A quota de mercado destes medicamentos deverá atingir os 45% até ao final do ano, sendo que, em agosto, atingiu já os 40%, de acordo com o ministro da Saúde, Paulo Macedo. O ministro pretende que esta quota aumente para 60% até ao final de 2014.

Leia mais na versão e-paper do Diário de Notícias.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Rui Oliveira / Global Imagens)

Marcas aceleram nas promoções para tirar travão nas vendas

Fotografia: Gonçalo Delgado/Global Imagens

Resposta à pandemia traz riscos de má gestão e corrupção do dinheiro público

Restauração recuperou volume de negócios

CIP: 61% das empresas ainda não recebeu financiamento

Farmácias que venderem mais genéricos vão receber prémio do Estado