Farmácias que venderem mais genéricos vão receber prémio do Estado

Hipermercados têm preços mais baixos
Hipermercados têm preços mais baixos

Está a ser estudada uma alteração legislativa, a ser aplicada ainda este ano, que implicará pagar bónus às farmácias que venderem mais genéricos. Segundo uma fonte ligada ao Ministério da Saúde, contactada pelo Diário de Notícias, as farmácias que ultrapassarem uma quota de venda de genéricos de 45% deverão passar a receber um pagamento adicional de 50 cêntimos por genérico vendido. O valor poderá duplicar caso tenha sido dispensado um dos cinco medicamentos mais baratos no mercado, muitas vezes em falta nos stocks das farmácias.

De acordo com o Diário de Notícias, estas medidas ainda poderão sofrer alguns ajustes, mas deverão ajudar as farmácias em crise, afetadas por baixas de preços e redução de margens de lucro, e, por outro lado, será incentivada a venda de genéricos.

A quota de mercado destes medicamentos deverá atingir os 45% até ao final do ano, sendo que, em agosto, atingiu já os 40%, de acordo com o ministro da Saúde, Paulo Macedo. O ministro pretende que esta quota aumente para 60% até ao final de 2014.

Leia mais na versão e-paper do Diário de Notícias.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Facebook's founder and CEO Mark Zuckerberg reacts as he speaks at the Viva Tech start-up and technology summit in Paris, France, May 24, 2018. REUTERS/Charles Platiau - RC11ABE16B10

Abusos nos dados privados pode custar ao Facebook entre 3 a 5 mil milhões

Foto: Global Imagens

Jovens licenciados portugueses com maior probabilidade de terem salários baixos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,  intervem durante a sessão solene comemorativa dos 45 anos da Revolução de 25 de Abril na Assembleia da República em Lisboa, 25 de abril de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Presidente da República pede “mais ambição” para resolver problemas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Farmácias que venderem mais genéricos vão receber prémio do Estado