Coronavírus

Fed corta taxa de juro em meio ponto com receio de coronavírus

Créditos: Federal Reserve
Créditos: Federal Reserve

O anúncio apanha de surpresa os mercados. Taxa diretora fica num intervalo entre 1% e 1,5%. Trump quer mais.

“O coronavírus apresenta riscos crescentes para a atividade económica”, começa por indicar a Reserva Federal num comunicado emitido nesta terça-feira, dia 3 de março.

Na nota, a Fed sublinha que “face as estes riscos e tendo em conta o mandato (emprego e estabilidade dos preços), o Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) decidiu baixar o intervalo para a taxa de reservas dos fundos federais em 1/2 percentual”. É a primeira vez que a Reserva Federal faz uma intervenção de emergência desde a crise financeira de 2008.

Na segunda-feira, o presidente norte-americano tinha pedido um corte significativo na taxa de juro diretora à semelhança de outros bancos centrais. Pouco depois deste anuncio da Fed, Donald Trump afirmou no Twitter que era preciso mais.

O corte anunciado é mais modesto do que Donald Trump poderia querer, mas é um sinal aos mercados do potencial impacto do Covid-19 na economia norte-americana.

G-7 pronto para responder
Esta decisão da Reserva Federal surge depois das sete maiores economias mundiais se terem comprometido a usar “todas as ferramentas” para lidarem com o vírus.

O grupo dos principais países industrializados anunciou que estava “pronto para tomar ações, incluindo medidas orçamentais, para ajudar na resposta.”

A declaração conjunta dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá foi emitida após uma teleconferência de emergência entre os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais, liderada pelo secretário norte-americano do Tesouro, Steven Mnuchin e pelo presidente da Reserva Federal, Jerome Powell.

Atualizada com mais informação às 15h35, com novo Tweet de Donald Trump

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Patrões querem mudanças no regime de férias, sindicatos reunidos

"Tiago Duarte, constitucionalista

“Único poder executivo do PR no Estado de Emergência é declará-lo”

A ministra da Saúde, Marta Temido, acompanhada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

448 casos confirmados de coronavírus em Portugal

Fed corta taxa de juro em meio ponto com receio de coronavírus