Política Monetária

Fed não prevê a subida de juros este ano

Jerome Powell, presidente da FED. Fotografia: REUTERS/Joshua Roberts
Jerome Powell, presidente da FED. Fotografia: REUTERS/Joshua Roberts

O banco central norte-americano não mexeu nas taxas de juro e reviu em baixa as previsões de crescimento para a maior economia do mundo.

A Reserva Federal dos Estados Unidos decidiu manter os juros no atual intervalo, entre 2,25 e 2,5%. Em comunicado, o Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC, na sigla inglesa) afirmou que será ponderado na determinação de ajustamentos futuros à taxa dos fundos federais, escreve o Cinco Días.

Esta é uma decisão que já era esperada pelo mercado, uma vez que os investidores estavam a aguardar para conhecer o cenário macroeconómico para o resto do ano.

Em dezembro do ano passado, a Fed reviu em baixa o preço do dinheiro. O enfraquecimento da economia no último trimestre de 2018 levou o banco central a descartar novas subidas dos juros ao longo deste ano. Sendo assim, é para já expectável que uma nova mudança na política monetária aconteça apenas a partir do próximo ano.

Esta quarta-feira, a Fed reviu em baixa as previsões de crescimento do PIB norte-americano para 2019 para 2,1%. A autoridade monetária assumiu que apesar de o mercado laboral se manter forte, “o crescimento da atividade económica desacelerou” no último trimestre.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Facebook's founder and CEO Mark Zuckerberg reacts as he speaks at the Viva Tech start-up and technology summit in Paris, France, May 24, 2018. REUTERS/Charles Platiau - RC11ABE16B10

Abusos nos dados privados pode custar ao Facebook entre 3 a 5 mil milhões

Foto: Global Imagens

Jovens licenciados portugueses com maior probabilidade de terem salários baixos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,  intervem durante a sessão solene comemorativa dos 45 anos da Revolução de 25 de Abril na Assembleia da República em Lisboa, 25 de abril de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Presidente da República pede “mais ambição” para resolver problemas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Fed não prevê a subida de juros este ano