vinhos

Filipa Pato. Bairrada com vinhos “sem maquilhagem”

Fotografia:  Fernando Fontes / Global Imagens
Fotografia: Fernando Fontes / Global Imagens

Filipa Pato está apostada em ajudar à preservação da paisagem da Bairrada e à divulgação da casta Baga

Filipa Patos fez este ano a sua 15.ª vindima. Licenciada em Engenharia Química, tal como o pai, Filipa quis traçar o seu próprio caminho. Estagiou em Bordéus, Austrália e Argentina, mas foi na Bairrada que quis instalar-se, ajudando à recuperação e promoção da Baga, a casta típica da região.

Trabalha com 15 hectares de vinhas velhas, dez arrendados. Está agora a concluir um investimento de cerca de meio milhão na recuperação de uma adega. Casada com um sommelier e chef belga, transformaram o primeiro andar na casa da família. A cozinha está preparada para sessões de harmonização de vinhos com as experiências gastronómicas de William Wouters.

Filipa Pato produz “vinhos autênticos, sem maquilhagem”, resultado da sua aposta numa agricultura biodinâmica. Com uma produção de cem mil garrafas, exporta mais de 80% para 20 mercados, com destaque para os EUA, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Noruega e França. Só em Londres, está presente em 32 restaurantes com estrelas Michelin.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa

Comprar para arrendar. Estou a fazer um bom negócio?

O presidente executivo do BPI, Pablo Forero (E), acompanhado pelo presidente não executivo, Fernando Ulrich (D), à chegada para a conferência de imprensa após a assembleia-geral de acionistas na Fundação de Serralves no Porto, 26 de abril de 2017. ESTELA SILVA/LUSA

BPI com prejuízos de 122,3 milhões no primeiro trimestre

Donald Trump. Fotografia: Scott Morgan / Reuters

Casa Branca apresentou proposta de reforma

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Filipa Pato. Bairrada com vinhos “sem maquilhagem”