Impostos

Finanças já reembolsaram 1.200 milhões de euros em IRS

Mário Centeno. Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens
Mário Centeno. Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens

O fisco reembolsou até 15 de maio, cerca de 1200 milhões de euros de IRS, adiantou Mário Centeno.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse esta sexta-feira, no parlamento que, até 15 de maio, já foram reembolsados 1.200 milhões de euros. Um valor que corresponde ao dobro do devolvido o ano passado adiantou o ministro, que está a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Os números publicados no ano passado com a execução orçamental de maio indicavam que no final daquele mês o fisco tinha procedido a reembolsos no valor de 676 milhões de euros. Para a duplicação agora observada está a contribuir a nova modalidade do IRS automático, que acelera o processo do reembolso do imposto pago a mais pelos contribuintes.

Traçando o panorama geral do último ano e meio de governação do executivo que integra, Mário Centeno considerou que foram enfrentados “ventos adversos”, mas que a confiança foi recuperada.

O ministro destacou também os dados do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre que, segundo divulgou o INE no início desta semana, cresceu 1% em cadeia e 2,8% em termos homólogos.“É o mais elevado crescimento homólogo trimestral deste século e tem ainda mais valor porque é conseguido ao mesmo tempo que conseguimos o valor do défice mais baixo em 40 anos”, adiantou Mário Centeno.

Portugal encerrou 2016 com um défice de 2% do PIB, abaixo da meta de 2,5% definida pela Comissão Europeia (CE) para o encerramento do Procedimento por Défices Excessivos aquando do encerramento do processo de aplicação de sanções a Portugal.

No entanto, o ministro reiterou que “estão criadas as condições para a saída do Procedimento por Défices Excessivos”, sendo que a CE vai anunciar na segunda-feira, dia 22 de maio, a sua decisão sobre o assunto.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
José Neves, fundador da Farfetch. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Grupo chinês JD.com investe 356 milhões na portuguesa Farfetch

Cláudia Joaquim, Secretária de Estado da Segurança Social e Vieira da Silva, ministro que tutela a pasta. 
Fotografia: Leonardo Negr‹ão / Global Imagens

Subsídio de desemprego chega dia 23 e sem o corte de 10%

energia

Comissão Europeia retira validade a estudo da REN no caso EDP

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Finanças já reembolsaram 1.200 milhões de euros em IRS