Fórum BCE

Fórum BCE. “Procuram-se jovens economistas! Prémio: 10 mil euros”

Vítor Constâncio e Mario Draghi. Fotografia: REUTERS/Ralph Orlowski
Vítor Constâncio e Mario Draghi. Fotografia: REUTERS/Ralph Orlowski

O BCE está à procura de "jovens economistas de doutoramento" que queiram participar no concurso de melhores artigos que decorrerá em Sintra.

O Banco Central Europeu (BCE) está à procura de “jovens economistas de doutoramento” que queiram participar no concurso de melhores artigos que decorrerá em Sintra, Portugal, no final de junho, na quarta edição anual do Fórum BCE.

O tema deste ano é “o investimento e o crescimento nas economias avançadas”, informa o BCE. Como tem sido habitual, a reunião decorre no hotel/resort de luxo Penha Longa, entre 26 e 28 de junho.

A instituição sedeada em Frankfurt exclama no seu site que está “à procura de jovens economistas!”. Quem quiser apresentar resumos das suas investigações em formato de poster está convidado.

Os melhores trabalhos de “8 a 10 estudantes” serão depois escolhidos pelo departamento de estudos económicos do BCE e colocados em exposição no local do evento. Os artigos devem ser enviados ao BCE até 24 de março, inclusive.

“Neste encontro participam decisores de política e académicos de topo de todo o mundo”, diz o BCE, e serão eles que, já no sítio onde decorre o Fórum, irão escolher o melhor trabalho. O prémio será anunciado pelo presidente do BCE, Mario Draghi no final do Fórum. O autor do paper (em formato poster) receberá ainda um prémio de 10 mil euros.

O tema do concurso é igual ao do Fórum “investimento e crescimento nas economias avançadas”. “No entanto, os artigos sobre outros temas centrais de banca, como política monetária ou estabilidade financeira, também serão considerados”, diz o banco central.

A ordem de trabalhos desta 4ª edição do Fórum BCE ainda não está fechada, nem se conhecem ainda os nomes dos participantes, mas a cúpula do BCE, incluindo Draghi e Vítor Constâncio, deverá estar presente.

O fórum do ano passado foi sobre “o futuro da arquitetura monetária e financeira internacional”, “um tópico central entre decisores de política e economistas”. A reunião aconteceu poucos dias depois do referendo sobre o Brexit ter dado a vitória ao sim — a saída do Reino Unido da União Europeia.

Este encontro anual do BCE é o equivalente europeu da famosa cimeira de Jackson Hole, organizada pela Reserva Federal de Kansas City, onde participam mais de uma centena de dirigentes, economistas e banqueiros de todo o mundo para falar do mesmo tipo de assuntos.

Esta cimeira, que também decorre num resort, nas montanhas do Wyoming, acontece no final de agosto.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Sindicato dos Motoristas “preocupado” com reunião entre Governo e Antram

O advogado e porta-voz do sindicato nacional dos motoristas, Pardal Henriques. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Pardal Henriques foi a personalidade mais mediática da greve

Outros conteúdos GMG
Fórum BCE. “Procuram-se jovens economistas! Prémio: 10 mil euros”