Função pública: avaliação de desempenho vai ficar de fora da lei geral do trabalho

ng3101523

A nova lei geral do trabalho em funções públicas vai sistematizar num único diploma o essencial da legislação laboral na administração pública, mas deixará de fora os diplomas relativos à avaliação de desempenho, à formação profissional e à nova tabela salarial única.

A proposta da nova lei começou ontem a ser discutida com os sindicatos da Função Pública (Frente Comum, Fesap e STE), sem que neste primeiro encontro tenha sido disponibilizado algum documento da versão inicial do diploma. A forma como decorreram ontem as reuniões com Hélder Rosalino levou mesmo o secretário-geral da Fesap, Nobre dos Santos, a referir que a cerca de hora e meia de encontro “foi um não acontecimento”, durante o qual “o Governo se limitou a mostrar-nos ao longe e por duas vezes”, a referida proposta.

Também Ana Avoila, da Frente Comum, se referiu ao vazio da reunião, acentuando que a proposta não deve chegar aos sindicatos antes da greve geral, agendada para o dia 27. A próxima reunião ficou marcada para o início de julho.

Segundo adiantou ao Dinheiro Vivo José Abraão, foi referido que a nova lei geral irá condensar oito diplomas, entre os quais a lei dos vínculos, carreiras e remunerações, o regime de contrato de trabalho em funções públicas, o diploma que regula o horário de trabalho, férias, faltas e licenças e ainda o que enquadra a negociação coletiva. Já o Sistema de Avaliação de Desempenho (SIADAP) continuará fora desta lei geral que em várias matérias fará remissão direta para o código do trabalho.

Também a nova tabela salarial única e o novo esquema de suplementos será objeto de diploma autónomo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
kosrae nautilus resort micronesia

Quer um resort na Micronésia? Compre uma rifa de 49 dólares

Algarve contra exploração de petróleo na região

Cordão humano contra exploração de petróleo une manifestantes no Algarve

Cristiano Ronaldo  Foto: EPA/HOMEM DE GOUVEIA

Cristiano Ronaldo dá nome a aeroporto da Madeira

AG600 hidroavião

China concluiu construção de maior hidroavião do mundo

provas08

Wine Fest. 150 razões e mais uma para passar na Alfândega do Porto

um horário de trabalho mais reduzido é sinónimo de uma vida mais saudável (70%) Fotografia: REUTERS/Neil Hall

Trabalhar mais de 40 horas? Sim, mas com salário maior

Conteúdo Patrocinado
Função pública: avaliação de desempenho vai ficar de fora da lei geral do trabalho