economia do mar

Futuro do mar passa por Portugal quinta e sexta-feira

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai ser uma das protagonistas dos eventos sobre a economia do mar que Portugal vai receber nos próximos dias. Fotografia: José Sena Goulão / Lusa
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai ser uma das protagonistas dos eventos sobre a economia do mar que Portugal vai receber nos próximos dias. Fotografia: José Sena Goulão / Lusa

Lisboa é palco do Dia Europeu Marítimo, da Comissão Europeia, e de conferência internacional sobre os oceanos.

Portugal e o futuro do mar têm encontro marcado esta quinta e sexta-feira em Lisboa. A capital portuguesa vai receber, durante dois dias, o Dia Europeu Marítimo, uma iniciativa da Comissão Europeia e que é considerada a ‘Web Summit’ do mar; e ainda a conferência sobre os oceanos Ocean Meeting.

O Dia Europeu Marítimo vai decorrer no Centro de Congressos de Lisboa e vai ser o palco internacional de debate do mar. Na edição de 2019, empreendedorismo, pesquisa, inovação e investimento serão os principais tópicos abordados num encontro que vai reunir mais de 1000 pessoas.

O Comissário Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Karmenu Vella; o Diretor-Geral da DG MARE (Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas), João Aguiar Machado; a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino; e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, serão os principais participantes durante o Dia Europeu Marítimo.

O evento ficará ainda marcado pela apresentação das 40 startups que pretendem entrar no programa internacional Bluetech Accelerator, iniciativa liderada pela DGPM – Direção-Geral da Política do Mar – e ainda pela plataforma de inovação Beta-i.

Nos mesmos dois dias, vai decorrer o Ocean’s Meeting, conferência internacional que vai reunir delegações de perto de 50 países e que servirá como antecipação da conferência dos oceanos das Nações Unidas (UN Ocean Governance), que será organizada em 2020, em conjunto, por Portugal e Quénia.

A conferência dos oceanos irá decorrer na Gare Marítima de Alcântara e está inserida nas comemorações do V Centenário da Circunavegação ao globo de Fernão de Magalhães.

Em 2018, a economia do mar registou cerca de 2,2 mil milhões de euros em exportações, segundo os dados do Observatório da Economia Azul do Ministério do Mar.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(TIAGO PETINGA/LUSA)

Procuram-se especialistas para indústria em alto voo

LISBOA, 02/05/2019  - Convidado do programa “A Vida do Dinheiro” - António Bernardo
(João Silva/Global Imagens)

António Bernardo: “O modelo económico e social europeu é um modelo de futuro”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Futuro do mar passa por Portugal quinta e sexta-feira