Taxistas

Balanço: 5300 taxistas no protesto que segue lento contra a Uber

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Protesto dos taxistas já começou. Federação Portuguesa do Táxi fala em adesão massiva e os números apontam para 89% de adesão.

Começou um pouco depois do previsto e, em Lisboa, o protesto de taxistas contra a Uber ainda só vai junto à Rotunda do Relógio. Mas o balanço, diz Carlos Ramos ao Dinheiro Vivo “é muito positivo”.

Os números adiantados pelo Presidente da Federação Portuguesa de Táxi apontam para 5350 carros em protesto pelo país, quando a expectativa inicial era de 6000. A adesão será, por isso, de cerca de 89%.

Na capital esperavam-se 4000 carros para esta sexta-feira. Neste momento, o presidente da Associação Portuguesa do Táxi contabiliza um número muito próximo do esperado e, adianta que “estão ainda 400 carros no aeroporto que se vão juntar ao protesto”.

24549286_GI29042016PAULOSPRANGER18680

Por volta das 10h00, a cortejo que saiu do Campus de Justiça, em Lisboa, estava já nas Piscinas dos Olivais e, a esta hora a cabeça do cortejo estará a aproximar-se da rotunda do relógio. Para quem circula das estradas a passagem por esta zona deverá influenciar o trânsito da 2ª Circular, em Lisboa.

Carlos Ramos admite que às 13h00 possam já estar junto à Assembleia da República. O que é certo é que o desfile está lento, de quando em vez com algumas buzinadelas e outros tantos gritos de protesto.

Guia para evitar o protesto dos taxistas

Contrariamente ao último protesto anti-Uber, desta vez os taxistas já não rejeitam totalmente os serviços da Uber, escudam antes as suas razões no apelo para que todos sejam abrangidos pelas mesmas regras.

24549288_GI29042016PAULOSPRANGER18707

No Porto, o protesto saiu por volta das 09h00, tal como em Lisboa, e os números apontam para que 1200 a 1300 carros tenham deixado o Castelo do Queijo em direção à Câmara Municipal. Contrariamente ao que estava previsto, o cortejo não irá passar pela Avenida da Boavista, vai antes pela Marginal da Foz e cruzará os Aliados.

Em Faro, as imagens são as menos impressionantes. Esperavam-se entre 500 e 600 carros vindos de todo o Algarve e Alentejo mas, para já, não serão mais de 150. Carlos Ramos admite que o protesto poderá ainda alcançar os 200 taxistas. “A praça do Algarve é mais pequena, mas ainda pode chegar aos 200”, admitiu.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

covid-19 portugal corona virus

Emprego público sobe 0,9% com contratações da saúde e oficinas da CP

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva TIAGO PETINGA/POOL/LUSA

Prorrogada situação de contingência em Portugal continental até 14 de outubro

Balanço: 5300 taxistas no protesto que segue lento contra a Uber