Forbes

Aqui não há crise. Conheça os donos das maiores fortunas do mundo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Quem mais perdeu durante o ano que passou foi Belmiro de Azevedo, que caiu quase 250 posições no ranking.

Américo Amorim continua a ser o homem mais rico de Portugal. Na lista publicada esta segunda-feira pela Forbes, o empresário surge na posição 385º, com uma fortuna avaliada em 4,4 mil milhões de dólares. O valor é cerca de 300 milhões de euros superior em relação ao ano passado, mas não evitou que Amorim caísse 16 posições no ranking.

Em segundo lugar na lista surge Alexandre Soares dos Santos, no lugar 745º e uma fortuna estimada em 2,7 mil milhões de dólares, um valor que supera em cerca de 600 milhões o montante de 2016. No caso do ex-presidente da Jerónimo Martins, o aumento foi suficiente para que subisse mais de 100 lugares na lista. Em 2016 ficou no lugar 854º.

Quem mais perdeu durante o ano que passou foi Belmiro de Azevedo, que caiu quase 250 posições no ranking, passando do 1121º para a posição 1376º. A fortuna do patrão da Sonae ascende a 1,5 mil milhões de dólares.

Na lista da Forbes surge ainda um quatro nome associado a Portugal. Trata-se do empresário Demetrio Carceller Coll, que detém negócios na área do gás e ainda a cervejeira espanhola Damm. Consta que viverá entre Londres e Portugal.

No que toca aos primeiros lugares da lista, os nomes não são surpresa. Pelo quarto ano consecutivo Bill Gates ocupa a primeira posição, tendo ocupado o lugar por 18 vezes nos últimos 23 anos.

Quem mais ganhou ao longo do último ano foi o CEO da Amazon. Jeff Bezos subiu pela primeira vez ao pódio da Forbes. A revista sublinha que no ano que passou as fortunas bateram recordes. O número de multimilionários aumentou 13% para 2043, face aos 1810 registados no ano anterior.

Pela primeira vez, mais de duas mil pessoas acumularam uma fortuna superior a mil milhões de dólares. No total, as fortunas dos mais ricos aumentaram 18% para 7,67 biliões de dólares.

Na lista há 195 nomes novos, sendo que 76 são provenientes da China. Já o número de multimilionários com menos de 40 anos caiu em relação ao ano passado, de 66 para 56. O número de mulheres ascende a 227.

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais representado da lista, com 565 multimilionários, mais 25 do que em 2016. A China vem a seguir com 319. A Alemanha surge em terceiro lugar com 114 seguida pela Índia, com 101, e ultrapassando pela primeira vez a marca dos 100 multimilionários. Em relação ao ranking do ano passado saíram 78 personalidades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: NUNO FOX/LUSA

Costa: “Depois deste ano nada poderá ficar como antes”

Fotografia: Alvaro Isidoro/Global Imagens

Venda do Novo Banco concluída amanhã

Fotografia: Gerardo Santos / Global Imagens

Douro Azul põe à venda Cacilheiro de Joana Vasconcelos

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Aqui não há crise. Conheça os donos das maiores fortunas do mundo