aviação

Reinado da Emirates chega ao fim. As companhias aéreas mais valiosas do mundo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Após cinco anos no primeiro lugar do ranking, a Emirates abandona o pódio

Em novembro do ano passado, o investidor Warren Buffet anunciou um investimento que surpreendeu meio mundo.

Depois de anos a classificar o setor da aviação como uma “armadilha mortal para os investidores, o “oráculo de Omaha” apostou mais de mil milhões de euros em quatro companhias aéreas norte-americanas: American Airlines, United, Delta e Southwest.

O investimento saiu certeiro. Segundo o ranking anual da Brand Finance que elenca as companhias aéreas mais valiosas do mundo, entre as cinco primeiras posições estão as quatro norte-americanas.

A companhia mais valiosa do mundo é a Americna Airlines, avaliada em 9 811 milhões de dólares, um aumento de 59% face ao ano passado. Recupera o lugar que tinha perdido em 2007.

No segundo posto surge a Delta Airlines, que com um crescimento de 47% está hoje avaliada em 9 232 mil milhões de dólares.

Os Estados Unidos fazem o pleno no pódio com a United Airlines. Cresceu 60% e vale 7 161 mil milhões de dólares. No total, as sete companhias norte-americanas que integram o rating aumentaram a sua pontuação em 68%.

A maior perdedora do ano é a Emirates. A gigante dos Emirados Árabes Unidos ocupou o primeiro lugar do ranking nos últimos cinco anos, mas a perda de 21% do valor no último ano levou a que caísse para a quarta posição, com um valor de 6,08 mil milhões de dólares.

Os lucros do primeiro semestre da companhia caíram 75%. A queda do preço do petróleo, que por norma beneficia o setor, tem o efeito inverso nos países árabes, resultando numa acentuada queda da procura no mercado doméstico. A companhia conseguiu manter, porém, o rating máximo AAA.

Nos dez primeiros lugares contam-se ainda três companhias chinesas: China Southern, China Eastern e Air China.

A British Airways é a única companhia europeia entre os dez primeiros, com um valor de 3 708 mil milhões de dólares. O Japão fecha a lista com a companhia ANA.

A avaliação da Brand Finance é feito com base em fatores como os lucros ou a reputação da marca. Segundo o estudo, a companhia mais reconhecida e com passageiros mais fiéis é a russa Aeroloft, devido ao peso que tem no mercado doméstico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens)

Sofia Tenreiro: “Estamos a captar os portugueses que não queremos que fujam”

Fotografia: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Bitcoins ou libras de ouro? O que é mais fácil trocar?

Mário Centeno. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Fitch dá maior subida de rating de sempre a Portugal e coloca país no grupo da Itália

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Reinado da Emirates chega ao fim. As companhias aéreas mais valiosas do mundo