aviação

Reinado da Emirates chega ao fim. As companhias aéreas mais valiosas do mundo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Após cinco anos no primeiro lugar do ranking, a Emirates abandona o pódio

Em novembro do ano passado, o investidor Warren Buffet anunciou um investimento que surpreendeu meio mundo.

Depois de anos a classificar o setor da aviação como uma “armadilha mortal para os investidores, o “oráculo de Omaha” apostou mais de mil milhões de euros em quatro companhias aéreas norte-americanas: American Airlines, United, Delta e Southwest.

O investimento saiu certeiro. Segundo o ranking anual da Brand Finance que elenca as companhias aéreas mais valiosas do mundo, entre as cinco primeiras posições estão as quatro norte-americanas.

A companhia mais valiosa do mundo é a Americna Airlines, avaliada em 9 811 milhões de dólares, um aumento de 59% face ao ano passado. Recupera o lugar que tinha perdido em 2007.

No segundo posto surge a Delta Airlines, que com um crescimento de 47% está hoje avaliada em 9 232 mil milhões de dólares.

Os Estados Unidos fazem o pleno no pódio com a United Airlines. Cresceu 60% e vale 7 161 mil milhões de dólares. No total, as sete companhias norte-americanas que integram o rating aumentaram a sua pontuação em 68%.

A maior perdedora do ano é a Emirates. A gigante dos Emirados Árabes Unidos ocupou o primeiro lugar do ranking nos últimos cinco anos, mas a perda de 21% do valor no último ano levou a que caísse para a quarta posição, com um valor de 6,08 mil milhões de dólares.

Os lucros do primeiro semestre da companhia caíram 75%. A queda do preço do petróleo, que por norma beneficia o setor, tem o efeito inverso nos países árabes, resultando numa acentuada queda da procura no mercado doméstico. A companhia conseguiu manter, porém, o rating máximo AAA.

Nos dez primeiros lugares contam-se ainda três companhias chinesas: China Southern, China Eastern e Air China.

A British Airways é a única companhia europeia entre os dez primeiros, com um valor de 3 708 mil milhões de dólares. O Japão fecha a lista com a companhia ANA.

A avaliação da Brand Finance é feito com base em fatores como os lucros ou a reputação da marca. Segundo o estudo, a companhia mais reconhecida e com passageiros mais fiéis é a russa Aeroloft, devido ao peso que tem no mercado doméstico.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia:  Rodrigo Cabrita / Global Imagens

DECO. Quanto poupa no supermercado no seu distrito?

Pedro Nuno Santos, Mário Centeno e António Costa. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Centeno: crescimento acelera até 3% ou mais no 2º trimestre

Fotografia: Alvaro Isidoro/Global Imagens

NB: Venda do ‘Novo Banco Asia’ pode trazer encaixe de 183 milhões de euros

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Reinado da Emirates chega ao fim. As companhias aéreas mais valiosas do mundo