estudo

Estas são as 10 cidades mais baratas do mundo para viver

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

A capital da Síria, Damasco, é agora considerada a cidade mais barata do mundo. Segue-se logo a seguir Caracas, capital da Venezuela, na 132ª posição

É no continente asiático que estão alguns dos maiores contrastes do mundo. Se por um lado é no Oriente que está a cidade mais cara do globo, é também a Ásia que domina o ranking das cidades onde a vida é mais barata.

Segundo o estudo de 2018 da Economist Intelligence Unit, entre as dez cidades mais baratas do mundo, seis são asiáticas. Apenas uma se situa na Europa.

No espaço de um ano, a composição do ranking alterou-se de forma significativa, e pelos piores motivos. A cidade de Almaty, no Cazaquistão, ocupava a última posição no ano passado entre as 133 cidades analisadas, mas este ano ficou em antepenúltimo.

A capital da Síria, Damasco, é agora considerada a cidade mais barata do mundo. Segue-se logo a seguir Caracas, capital da Venezuela, na 132ª posição.

Damasco caiu 14 lugares no ranking no espaço de 12 meses, apesar de a inflação de 2017 ter ficado nos 28%. No entanto, a desvalorização da moeda síria devido à guerra ditou a queda para o último lugar.

Já Caracas caiu 13 posições no ranking devido à sobrevalorização cambial na Venezuela.

A Índia tem três cidades entre as mais baratas para viver: Bangalore, Chennai e Nova Deli. Apesar do rápido crescimento económico do país, o salário per capita e o aumento das despesas continuam em níveis muito reduzidos, e as desigualdades ainda são norma.

Tal como salienta o estudo, a instabilidade política ou económica é um dos principais fatores que determinam se uma cidade é ou não barata para viver. “Existem consideráveis fatores de risco em algumas das cidades mais baratas do mundo”, lê-se no documento, que dá o exemplo da insegurança e dos riscos políticos de cidades como Argel, na Argélia, ou Lagos, na Nigéria.

A conclusão? “As cidades mais baratas tendem também a ser as menos habitáveis”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

fotografia: Luís Costa Carvalho

Corticeira Amorim investe oito milhões e inaugura nova fábrica nos EUA

António Mexia lidera a EDP desde 2005

António Mexia, CEO da EDP, ganhou 6.000 euros por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Estas são as 10 cidades mais baratas do mundo para viver