Imobiliário

No Porto, um casal com salário médio só compra casa até 160 mil euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Com o metro quadrado a valer ouro, é nos concelhos onde se ganha menos que se consegue comprar casas maiores.

74 metros quadrados. Este é o tamanho da casa que um casal que ganhe o salário médio no Porto consegue comprar (veja as imagens). Já na cidade de Lisboa, as dimensões não vão além dos 52 metros quadrados. Os dados são da plataforma ComparaJá.pt.

Encontrar um sítio para morar não é fácil, nos dias que correm. A escalada dos preços das casas nas duas cidades dificulta a vida daqueles que querem comprar um imóvel. Juntamente com a plataforma de comparação, fomos perceber “quanta casa” se consegue comprar com o salário médio, isto é, qual o valor máximo de crédito à habitação concedido pelo banco e, com esse dinheiro, a dimensão de casa que se pode adquirir.

Leia também o artigo Salário médio em Lisboa só dá para comprar casa até 52 m2

Para a análise foi tido em conta um valor de financiamento de 80% do valor de aquisição e uma TAEG de 2,9%, considerando os restantes 20% como a poupança prévia necessária para fazer face ao valor da entrada inicial. Para o cálculo do salário médio líquido, o comparador recorreu à Pordata (dados de 2016) e recorreu à calculadora da consultora PwC para atualizar os valores com a taxa de evolução em Portugal (dados do INE entre 2016 e 2018). Por fim, recorreu-se aos portais Casa Sapo, Idealista e Imovirtual para calcular a média ponderada do preço do metro quadrado para imóveis de tipologia T2 e T3. Para quem procura casa para começar uma família, dois quartos é requisito mínimo.

No Porto, ganha-se em média 848 euros por mês. Com este rendimento, os casais que pretendam comprar casa conseguem obter um empréstimo bancário máximo de 160 458 euros a 40 anos e comprar um imóvel de 74 metros quadrados. Se quiserem uma casa maior, o destino ideal é Paços de Ferreira. Na “capital do móvel”, com um salário mensal líquido de 508 euros, é possível adquirir uma casa maior – 169 metros quadrados. E vão necessitar apenas de 24 023 euros para a entrada inicial.

Marco de Canaveses, Paredes, Trofa e Amarante são também concelhos onde se consegue viver “mais à larga”. 488 euros é quanto se ganha na Lousada. A pouco mais de 40 quilómetros do Porto, é o concelho com o salário médio mais baixo. Mas aqui é possível obter um empréstimo 92 364 euros e comprar uma casa com 151 metros quadrados.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens

Número de desempregados é o mais baixo dos últimos 28 anos

Cristina Casalinho, presidente do IGCP. Fotografia: Diana Quintela / Global Imagens

Portugal garante juros mais negativos em emissão de 1250 milhões

Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. REUTERS/Francois Lenoir

Draghi atira juros para mínimos históricos e abre guerra com Trump

Outros conteúdos GMG
No Porto, um casal com salário médio só compra casa até 160 mil euros