Economia

Quais os países com maior poder de compra. Compare com Portugal

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

O cidadão português médio ganhou, em 2017, cerca de 30,4 mil dólares (valores corrigidos para refletir o poder de compra), ou seja, cerca de 24,6 mil euros ao câmbio atual, o que faz de Portugal o 47º país com maior poder de compra do mundo, num conjunto de 191 territórios, indicam cálculos do Dinheiro Vivo com base em novos dados relativos ao produto interno bruto por pessoa (PIB per capita) do Fundo Monetário Internacional.

O Qatar, um grande produtor de petróleo e gás, e que atualmente experimenta um boom imobiliário por causa da preparação para o Campeonato Mundial de Futebol em 2022, é o primeiro país deste ranking mundial do poder de compra, com um PIB per capital de 100,7 mil euros, ou seja, quatro vezes mais do que o nível português.

Logo a seguir, em segundo lugar, surge Macau, uma zona administrativa da China, que faz fortunas com o negócio do jogo e dos casinos.

O terceiro mais rico do mundo segundo este indicador do FMI é europeu e chama-se Luxemburgo. Cada cidadão do pequeno grão-ducado ganha anualmente (2017) o equivalente a 86 mil euros, ou seja, 3,5 vezes mais do que em Portugal.

No fundo da tabela, o país mais pobre do mundo será a República Centro Africana, que no final de março até teve a visita oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Flagelado pela guerra, cada pessoa neste país africano vive, em média, coma uma riqueza de 547 euros por ano.

O segundo mais pobre do mundo é o Burundi, também em África, como uma riqueza média por pessoa que não chega a 595 euros anuais, mostram os números do FMI.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Quais os países com maior poder de compra. Compare com Portugal