Recursos Naturais

Sabe quando vai ‘esgotar’ o petróleo no mundo? E a água?

Carvão - 150 anos

O carvão é um dos recursos naturais com a maior reserva do mundo. Restam ainda 1,1 'trilião' de toneladas. De acordo com a Associação Mundial de Carvão, restam cerca de 150 anos até que o carvão se esgote em todo o mundo.

Alternativa: Energia geotérmica

Uma boa alternativa ao carvão é a energia geotérmica, que cria o mesmo efeito sem esgotar os recursos da Terra. A energia geotérmica envolve a extração do calor do núcleo da Terra para transformar a água em vapor.

Fósforo - 50 a 100 anos

O fósforo é necessário para que as plantas cresçam e até mesmo para o desenvolvimento de ADN e dos ossos. A agricultura moderna e a dependência de fertilizantes levaram à extração excessiva deste recurso. O observatório de investigação mundial dedicado ao fósforo prevê que este recurso vá desaparecer em 50 a 100 anos.

Alternativa: Osso de vaca

O fósforo está presente nos ossos, com níveis entre 10 e 13%. Os melhores ossos para retirar este recurso são os da carne de vaca.

Gás natural - 52,6 anos

A procura global tem feito a produção de gás aumentar, pelo que as reservas de gás natural estão a esgotar-se. Segundo o 'British Petroleum Statistical Review', se a produção se mantiver assim restam-nos apenas 52,6 anos de gás natural.

Alternativa: Energia nuclear

As opiniões dividem-se. Apesar dos riscos e da lembrança de incidentes como em Chernobyl, a energia nuclear é muito eficiente. Liberta pouco carbono e outros poluentes no ar.

Petróleo - 50,2 anos

As estatísticas britânicas dão conta de que em 2017 as reservas de petróleo consistiam em cerca de 1697 'biliões' de barris. Se a utilização global se mantiver como está, este recurso vai esgotar em pouco mais de 50 anos.

Alternativa: Eletricidade

A eletricidade está a tornar-se no combustível alternativo mais popular para 'abastecer' veículos.

Água doce - 12 anos

A água doce representa apenas 2,5% de todo o mundo. Pior: 70% desta água está na forma de gelo e neve. Estima-se que em 2030, metade da população não tenha água potável por perto.

Alternativa: Dessalinizar a água salgada

Estações de dessalinização podem ser a resposta. Processos como a osmose reversa, que filtra o sal, ferve a água e recolhe o vapor, estão a ser usados no Médio Oriente e em Israel. A única desvantagem é que os processos são muito caros e consomem muita energia.
05.11.2018 / 11:45

Não são apenas os recursos fósseis que têm um fim à vista. O cenário dos recursos hídricos também não é animador.

A procura desmensurada por recursos naturais como o carvão, o petróleo ou o gás tem feito com que estejamos a esgotar fontes de energia. Mas não são apenas os recursos fósseis que têm um fim à vista. O cenário dos recursos hídricos também não é animador.

Todos sabemos que estes recursos um dia vão acabar por esgotar, no entanto, podemos usar alternativas de modo adiar ao máximo esse momento. Dizemos-lhe quantos anos restam até estes recursos naturais ‘desaparecerem’ e também quais são as alternativas, de acordo o site LoveMoney.

Leia também: Estes são os bens mais transacionados no mundo

Clique na galeria e saiba quais são os recursos e as alternativas.