Habitação

Viver numa casa de 3 m² por 250 euros? Polémica chegou a Espanha

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

A Haibu 4.0 chegou à capital catalã com o primeiro projeto de habitação partilhado no qual disponibilizará às pessoas “casas-cápsula”.

Já imaginou pagar 250 de renda para viver num espaço de três metros quadrados? Sim, é possível. As “casas-cápsula” da Haibu 4.0 já chegaram a Barcelona, em Espanha.

O projeto de habitação partilhada faz lembrar colmeias e faz jus ao nome, já que “haibu” quer dizer “colmeia” em japonês. Além das áreas individuais para dormir, existe ainda uma cozinha e zona de banho para partilhar. A renda inclui também as despesas de luz, água e internet. A Haibu 4.0 explicou ao jornal espanhol El Economista que esta é uma solução pensada para jovens e pessoas com baixos rendimentos.

As habitações destinam-se apenas a pessoas entre os 25 e os 45 anos que tenham um rendimento mínimo de 450 euros por mês.

Leia também: As 30 casas (pequenas) mais bonitas do mundo e uma ‘fala’ português

A empresa ainda se encontra em conversações com a autarquia de Barcelona, que não vê com bons olhos este modelo de habitação. Citado pelo mesmo jornal, o município catalão afirma que não concederá licenças para este tipo de projetos uma vez que não cumprem os requisitos mínimos de habitabilidade. No entanto, a Haibu 4.0 garante que vai dar início à atividade ainda no mês de setembro.

Tal como acontece em Portugal, também no país vizinho o valor das rendas tem vindo a aumentar a passo galopante. Dados da Câmara Municipal de Barcelona, citados pelo The Guardian, dão conta de que a renda média de um apartamento na cidade aumentou 28,7% entre 2014 e 2017, para mais de 900 euros. O salário médio mensal dos espanhóis é de 1880 euros. Para aqueles que têm menos de 30 anos, este valor situa-se abaixo dos 1300 euros, tornando difícil suportar o valor de uma renda.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
fitch rating dívida riscos políticos

Centeno vai além da meta. Défice público cai para 0,5% do PIB em 2018

fitch rating dívida riscos políticos

Centeno vai além da meta. Défice público cai para 0,5% do PIB em 2018

João Vasconcelos 
(Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens)

Morreu João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Viver numa casa de 3 m² por 250 euros? Polémica chegou a Espanha