Combustível

Camionistas podem abastecer ao preço de Espanha em 4 zonas do País

Fotografia: PAULO NOVAIS/LUSA
Fotografia: PAULO NOVAIS/LUSA

Profissionais terão combustível ao preço de Espanha. Modelo arranca em julho em quatro pontos do país. Se correr bem é alargado em 2017.

Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Verde de Ficalho. Estes são os quatro pontos onde arranca em julho um modelo que coloca o combustível profissional ao mesmo preço de Espanha. O projeto-piloto estará em vigor até ao final do ano e pretende garantir que este tipo de combustível é vendido em Portugal.

Se cumpridos os objetivos previstos, será alargado para outras zonas do país no início de 2017. A decisão foi anunciada pelo Governo aos dirigentes da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), na terceira reunião para avaliar o impacto da evolução do preço dos combustíveis no setor dos transportes de mercadorias, que teve lugar esta segunda-feira.

O modelo criado para evitar que os profissionais de camionagem abasteçam em Espanha, por considerarem que as condições são mais vantajosas, vai fixar o preço de gasóleo aos mesmos valores praticados do outro lado da fronteira.

O preço contará com uma carga fiscal equivalente à praticada em Espanha, o que elimina o diferencial que existe relativamente aos impostos específicos sobre combustíveis.

Para além deste desconto no acesso a gasóleo profissional, os veículos de transporte de mercadorias com peso superior a 35 toneladas vão ainda beneficiar de uma redução acrescida nas portagens das autoestradas ex-scut, superior àquela que será aplicada a todos os veículos, a partir do segundo semestre deste ano.

Eduardo Cabrita volta a reunir-se com as associações do setor a 24 de junho, poucos dias antes da entrada deste modelo em vigor.

O novo enquadramento foi estudado a um nível pluriministerial, tendo tido contributos dos ministérios das Finanças, Economia, Planeamento e Ambiente.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Nacho Doce/Reuters

Obrigações. Lesados da PT Finance vão processar bancos

Mario Draghi

BCE mantém taxas de juro e programa de compra de ativos inalterados

Rosa Cullel, CEO da Media Capital

Dona da TVI com lucros de 1,9 milhões até março

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Camionistas podem abastecer ao preço de Espanha em 4 zonas do País