Governo avaliado sete vezes pelas agências de rating até às eleições

Moody's é a primeira a avaliar o país, a 15 de fevereiro, e DBRS fala a 4 de outubro, dois dias antes das eleições, indicam os calendários oficiais.

As agências de rating vão avaliar a qualidade da dívida da República Portuguesa sete vezes antes das eleições legislativas, que estão marcadas para 6 de outubro deste ano.

De acordo com os calendários oficiais das quatro principais casas de notação financeira (DBRS, Fitch, Moody's e Standard & Poor's), poderá haver no total oito "ações de rating de crédito".

"Poderá" porque as agências reservam-se o direito de fazer mais ou menos avaliações deste tipo, dependendo da sua própria metodologia ou dos acontecimentos que possam afetar o mercado ao longo do ano.

Recorde-se que, atualmente, a dívida de Portugal já não é considerada um investimento arriscado ou especulativo ("lixo", no jargão do mercado) pelas quatro empresas em questão.

A última a tirar o país dessa condição foi precisamente a Moody's, a agência que sete anos antes tinha sido a primeira a despromover a dívida portuguesa para "lixo". Seguiram-se nesse sentido a Standard & Poor's e a Fitch.

A DBRS nunca desclassificou Portugal até um nível de "lixo"; e foi isso que permitiu à República continuar a aceder aos instrumentos de dinheiro barato do Banco Central Europeu (BCE), nos anos da crise e depois durante a recuperação que se seguiu.

Em 2019, em princípio, o tiro de partida será dado a 15 de fevereiro próximo pela Moody's. A segunda a pronunciar-se deve ser a S&P, a 15 de março. A DBRS fala a 5 de abril. A Fitch fecha o primeiro ciclo de avaliações, com uma ação agendada para 24 de maio.

O segundo ciclo de avaliações também começa com a Moody's (9 de agosto); depois vêm a S&P (13 de setembro) e a DBRS (4 de outubro). As eleições para a Assembleia da República acontecem dois dias depois, a 6 de outubro.

A Fitch deve ser a última a pronunciar-se e já depois do sufrágio, a 22 de novembro.

Os calendários indicativos de 2019, por agência de rating

DBRS

5/abril

4/outubro

Fitch

24/maio

22/novembro

Moody's

15/fevereiro

9/agosto

S&P

15/março

13/setembro

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de