apoios

Governo deverá aprovar hoje plano para recuperar os emigrantes

Governo quer recuperar quem emigrou
Governo quer recuperar quem emigrou

O Governo deverá aprovar hoje em Conselho de Ministros o Plano Estratégico para as Migrações, adianta o Público. O referido plano inclui um conjunto de medidas que visam incentivar o regresso dos portugueses que, nos últimos anos, foram obrigados a emigrar para encontrar trabalho.

Entre apoios às empresas que contratem portugueses que estejam desempregados no estrangeiro e um programa de Valorização do Empreendedorismo Emigrante, que prevê uma subvenção a fundo perdido para a criação do próprio posto de trabalho ou empresa, o programa será financiado pelo Programa Operacional para a Inclusão Social.

Serão também lançados estágios de seis meses para desempregados de longa duração para portugueses com mais de 30 anos e inscritos há mais de 12 meses em centros de emprego no estrangeiro, através do programa Reactivar. Segundo o secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, “há muitos casos de trabalhadores portugueses que atravessam uma situação socialmente vulnerável” no estrangeiro.

Paralelamente, o programa Escolhas, que apoia projetos de integração de jovens imigrantes e filhos de imigrantes em Portugal, será alargado aos descendentes de emigrantes portugueses que vivem no estrangeiro, começando pelo Sul de Inglaterra onde é elevado o número de luso-descendentes.

Veja aqui o Plano Estratégico para as Migrações que esteve em consulta pública.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
coronavirus lay-off trabalho emprego desemprego

Empresas com quebras de 25% vão poder pedir apoio à retoma

Balcão da ADSE na Praça de Londres em Lisboa.

( Jorge Amaral/Global Imagens )

ADSE quer 56 milhões do Orçamento do Estado por gastos com isentos

Fotografia: Miguel Pereira / Global Imagens

Quase 42 mil empresas recorreram a apoios que substituíram lay-off simplificado

Governo deverá aprovar hoje plano para recuperar os emigrantes