ADSE

Governo nomeia Sofia Portela para liderar ADSE

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Sofia Portela, que já exercia funções na Direção da ADSE, foi nomeada pelo governo para presidir a este organismo.

Dois meses e meio após a demissão do anterior presidente, Carlos Liberato Baptista, o governo aprovou esta quinta-feira a nomeação de Sofia Portela para presidir ao Instituto que gere a ADSE (subsistema de proteção e assistência na doença dos funcionários e reformados da administração pública).

Sofia Portela, que até agora era vogal da ADSE, vai completar o mandato de Carlos Baptista, ficando nestas funções até 16 de março de 2020, segundo indica o comunicado do Conselho de Ministros.

Esta nomeação põe fim a um período de praticamente dois meses e meio de impasse na escolha de uma nova equipa diretiva para a ADSE. Carlos Baptista demitiu-se em maio, alegando motivos pessoais. Tinha sido nomeado para o cargo em, janeiro de 2017. Ainda naquele mês, os ministros da Saúde e das Finanças submeteram à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CreSap) um pedido de parecer sobre o nome que escolheram para presidir à ADSE.

O parecer da CreSap (que não é vinculativo) foi positivo, mas o governo acabaria por avançar com nova proposta, desta vez de Sofia Portela.

Licenciada em gestão, a nova presidente da ADSE é Professora auxiliar no ISCTE, em Lisboa, e especialista em gestão, tendo ainda passado pelo grupo Sonae.

A Direção da ADSE fica agora composta por Sofia Portela e Eugénio Rosa (em representação dos trabalhadores), faltando escolher quem vai ficar no cargo de vogal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal. Fotografia: Gustavo Bom / Global Imagens

Carlos Costa avisa para riscos de euforia no mercado imobiliário

Faria de Oliveira, presidente da APB. Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens)

Faria de Oliveira: Banca nacional teve legislação mais difícil que pares da UE

Imobiliário

Venda de casas subiu 20% no primeiro semestre

Outros conteúdos GMG
Governo nomeia Sofia Portela para liderar ADSE