ADSE

Governo nomeia Sofia Portela para liderar ADSE

Sofia Portela, que já exercia funções na Direção da ADSE, foi nomeada pelo governo para presidir a este organismo.

Dois meses e meio após a demissão do anterior presidente, Carlos Liberato Baptista, o governo aprovou esta quinta-feira a nomeação de Sofia Portela para presidir ao Instituto que gere a ADSE (subsistema de proteção e assistência na doença dos funcionários e reformados da administração pública).

Sofia Portela, que até agora era vogal da ADSE, vai completar o mandato de Carlos Baptista, ficando nestas funções até 16 de março de 2020, segundo indica o comunicado do Conselho de Ministros.

Esta nomeação põe fim a um período de praticamente dois meses e meio de impasse na escolha de uma nova equipa diretiva para a ADSE. Carlos Baptista demitiu-se em maio, alegando motivos pessoais. Tinha sido nomeado para o cargo em, janeiro de 2017. Ainda naquele mês, os ministros da Saúde e das Finanças submeteram à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CreSap) um pedido de parecer sobre o nome que escolheram para presidir à ADSE.

O parecer da CreSap (que não é vinculativo) foi positivo, mas o governo acabaria por avançar com nova proposta, desta vez de Sofia Portela.

Licenciada em gestão, a nova presidente da ADSE é Professora auxiliar no ISCTE, em Lisboa, e especialista em gestão, tendo ainda passado pelo grupo Sonae.

A Direção da ADSE fica agora composta por Sofia Portela e Eugénio Rosa (em representação dos trabalhadores), faltando escolher quem vai ficar no cargo de vogal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Caixa perdeu 1300 milhões com créditos de grandes devedores

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Christine Lagarde, diretora-geral demissionária do FMI. Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Christine Lagarde demite-se da liderança do FMI

Outros conteúdos GMG
Governo nomeia Sofia Portela para liderar ADSE