ADSE

Governo nomeia Sofia Portela para liderar ADSE

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Sofia Portela, que já exercia funções na Direção da ADSE, foi nomeada pelo governo para presidir a este organismo.

Dois meses e meio após a demissão do anterior presidente, Carlos Liberato Baptista, o governo aprovou esta quinta-feira a nomeação de Sofia Portela para presidir ao Instituto que gere a ADSE (subsistema de proteção e assistência na doença dos funcionários e reformados da administração pública).

Sofia Portela, que até agora era vogal da ADSE, vai completar o mandato de Carlos Baptista, ficando nestas funções até 16 de março de 2020, segundo indica o comunicado do Conselho de Ministros.

Esta nomeação põe fim a um período de praticamente dois meses e meio de impasse na escolha de uma nova equipa diretiva para a ADSE. Carlos Baptista demitiu-se em maio, alegando motivos pessoais. Tinha sido nomeado para o cargo em, janeiro de 2017. Ainda naquele mês, os ministros da Saúde e das Finanças submeteram à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CreSap) um pedido de parecer sobre o nome que escolheram para presidir à ADSE.

O parecer da CreSap (que não é vinculativo) foi positivo, mas o governo acabaria por avançar com nova proposta, desta vez de Sofia Portela.

Licenciada em gestão, a nova presidente da ADSE é Professora auxiliar no ISCTE, em Lisboa, e especialista em gestão, tendo ainda passado pelo grupo Sonae.

A Direção da ADSE fica agora composta por Sofia Portela e Eugénio Rosa (em representação dos trabalhadores), faltando escolher quem vai ficar no cargo de vogal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Carlos Manuel Martins/Global Imagens

Cláudia Azevedo. Quem é a mulher que vai mandar na Sonae?

Rui Rio e António Costa em conferência TSF

PSD vai abster-se na votação que altera leis laborais

O antigo ministro da Economia, Manuel Pinho, durante a sua audição na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, sobre o seu alegado relacionamento, enquanto Ministro da Economia e da Inovação, e o setor privado, Assembleia da República em Lisboa, 17 de julho de 2018. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Pinho: “Não tenho conhecimento de conversas entre Sócrates e Salgado”

Outros conteúdos GMG
Governo nomeia Sofia Portela para liderar ADSE