IRS 2019

Governo publica modelo do IRS. Saiba como preencher a declaração de 2019

Fotografia: José Mota
Fotografia: José Mota

Declaração automática deve passar a abranger mais de 3,3 milhões de contribuintes em 2019.

O Governo publicou esta segunda-feira em Diário da República o modelo de declaração do IRS e os respetivos para 2019. O documento detalha como é que os contribuintes devem cumprir esta obrigação fiscal e preencher devidamente não só a declaração modelo 3 mas também os respetivos anexos.

A entrega da declaração de IRS vai ocorrer entre 1 de abril e 30 de junho “independentemente de este dia ser útil ou não útil e independentemente da natureza dos rendimentos obtidos”.

Leia também: IRS: Publicadas as tabelas de retenção para 2019

Os rendimentos até 40 mil euros por ano, por contribuinte, vão ter um alívio no IRS em 2019, de acordo com a informação que consta da tabelas de retenção na fonte publicadas este mês.

Todos os contribuintes que no ano passado tenham tido rendimentos das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões) podem optar pela entrega automática (mais rápida e mais simples) mesmo que tenham dependentes, efetuado donativos ou possuam aplicações em PPR. Há mais de 3,3 milhões de contribuintes que podem beneficiar da entrega da declaração automática de IRS, mais 326 mil agregados do que em 2018.

Para saber como se deve preencher a declaração de IRS de 2019 e respetivos anexos, consulte aqui a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

Página inicial

REUTERS/Stephen Lam/File Photo

Moedas como Libra do Facebook podem diminuir poder dos bancos centrais

Outros conteúdos GMG
Governo publica modelo do IRS. Saiba como preencher a declaração de 2019