Floresta

Governo quer aumentar a produção do eucalipto

Luís Capoulas Santos. ministro da Agricultura.
Luís Capoulas Santos. ministro da Agricultura.

O Governo garante que pretende "aumentar a produção e a produtividade do eucalipto" e que continuará a apoiar o setor do celulose e do papel.

O Governo garante que pretende “aumentar a produção e a produtividade do eucalipto” e que continuará a apoiar o setor do celulose e do papel, em reposta às críticas feitas pela Associação da Indústria Papeleira (CELPA).

Em anúncios publicados esta sexta-feira na imprensa, a CELPA defende que a proibição de plantação de novas áreas de eucalipto é um “enorme prejuízo para a economia portuguesa”, parte de uma “ideia errada e preconceituosa” e não tem fundamentação técnico-científica.

Questionado pela Lusa, o Ministério da Agricultura respondeu que “contrariamente ao que é dito, o Governo pretende aumentar a produção e a produtividade do eucalipto, permitindo que se façam novas plantações de eucalipto em áreas de maior produtividade, por contrapartida à redução de áreas de fraca produtividade”.

O gabinete de Luís Capoulas Santos salientou que a indústria da celulose e do papel é “fundamental para a economia nacional”, pelo que apoia e “continuará a apoiar o setor, nomeadamente através da atribuição de fundos nacionais e comunitários destinados à exploração florestal, incluindo os povoamentos de eucalipto”.

“Em suma, o Governo pretende, simultaneamente, travar a expansão da área de eucalipto, que se tornou já a espécie dominante na nossa floresta, e aumentar a disponibilidade de matéria-prima para a indústria da celulose”, acrescenta.

Uma das propostas do executivo em discussão para a reforma das florestas diz respeito à alteração do regime jurídico das ações de arborização e rearborização, para “reforçar os mecanismos de comunicação entre todas as entidades e criar regras para o cultivo do eucalipto”.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A indústria é um dos setores com maior diferencial salarial na Europa

Portugueses ganham menos 561 euros do que os alemães

Fotografia: Steve Marcus/Reuters

Bosch quer chegar aos 1000 trabalhadores em Ovar em 2019

Ministério das Finanças

Progressões no Estado serão faseadas ou com valor fracionado

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Governo quer aumentar a produção do eucalipto