Automóvel

Governo vai comprar 170 carros elétricos este ano

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. Foto: D.R.
O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes. Foto: D.R.

Investimento será de 5,3 milhões de euros, subsidiado pelo Fundo Português de Carbono. Objetivo é comprar 1170 novos veículos até 2023.

O Governo vai comprar 170 novos carros elétricos este ano, um investimento que ascenderá a 5,3 milhões de euros subsidiados pelo Fundo Português de Carbono, disse ao Dinheiro Vivo o secretário de Estado do Ambiente, José Mendes.

Este número de veículos faz, contudo, parte de um objetivo maior. De acordo com o dirigente, a Administração Pública pretende comprar 1170 carros elétricos até 2023.

Isto representará um investimento de mais de 20 milhões de euros, mas que não será comparticipado pelo Estado, mas à partida, igualmente pelo Fundo Português de Carbono.

Além deste reforço do número de carros elétricos nas empresas do Estado, o Governo está ainda a preparar a assinatura de protocolos com as autarquias do país que estiverem interessadas para que sejam dados incentivos a quem usa o carro elétrico.

“O Governo quer incentivar as câmaras a aplicar medidas de discriminação positiva no que se refere a gestão do território”, disse José Mendes na apresentação pública a Associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

Estas medidas, disse depois à margem do evento, podem estar relacionadas com o estacionamento privilegiado para quem tem carros elétricos ou mesmo com vias dedicadas, mas para já está tudo em aberto.

Só talvez no verão é que este projeto poderá ser anunciado, rematou o secretário de Estado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal

BES: Processos contra Banco de Portugal caem para metade

O primeiro-ministro, António Costa, gesticula durante o debate quinzenal na Assembleia da República, em Lisboa, 19 de março de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

António Costa: “Portugal vai continuar a crescer acima da média europeia”

Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/ LUSA

Rendas na energia: João Matos Fernandes encontrou “ambiente crispado”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Governo vai comprar 170 carros elétricos este ano