Consumo

Grande consumo em Portugal cresce 2,5% no 3.º trimestre

Crescimento confirma tendência dos trimestres anteriores e representa uma recuperação face ao período homólogo, quando grande consumo recuou 2%.

O mercado de grande consumo em Portugal registou entre julho e setembro o melhor trimestre em dois anos com um crescimento de 2,5%, segundo os dados do relatório Growth Reporter elaborado pela consultora Nielsen.

De acordo com o estudo divulgado, este valor consolida o incremento verificado nos trimestres anteriores e representa uma recuperação face ao período homólogo, durante o qual se tinha verificado um decréscimo de cerca de 2%.

O panorama atual do mercado de grande consumo português persiste em cenário de deflação, tendo os preços caído 0,6% durante o terceiro trimestre, refere a mesma consultora, acrescentando que nos últimos dois anos apenas se registaram três trimestres em que os preços aumentaram. “Isto leva a que os portugueses possam comprar mais por menos”, tendo havido um aumento de 3,1% nas compras no trimestre em análise, segundo o estudo.

O relatório assinala igualmente que a melhoria do consumo doméstico está patente no facto de Portugal ter crescido a melhor ritmo face às cinco maiores economias europeias, no terceiro trimestre: Alemanha, Itália e França melhoraram 2,3%, 2% e 1,1%, respetivamente, tendo o Reino Unido caído 0,3% e Espanha registado um melhor desempenho que o mercado português, com uma subida de 3,1%.

Os valores de crescimento do mercado português aproximam-se da média global europeia, que registou um aumento de 3% no último trimestre. Apenas três países europeus encerraram este trimestre de forma negativa: Reino Unido, Suíça e Finlândia.

O relatório Growth Reporter, da Nielsen, compara as dinâmicas de mercado (valor global de vendas e crescimento) no setor de bens de consumo em toda a Europa e consiste na medição de vendas feita pela consultora em 21 mercados na Europa e abrange as vendas em canais de hipermercados, supermercados e lojas tradicionais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Grande consumo em Portugal cresce 2,5% no 3.º trimestre