Grécia

Grécia. Agricultores e polícia confrontam-se em Atenas

Agricultores protestam contra impostos e alterações à proteção social. (Fotografia:  EPA/PANTELIS SAITAS)
Agricultores protestam contra impostos e alterações à proteção social. (Fotografia: EPA/PANTELIS SAITAS)

A nova austeridade aumenta impostos sobre os agricultores, acaba com os benefícios fiscais dos mesmos e volta a cortar as pensões de reforma.

Uma manifestação marcada para esta manhã com mais de 4000 agricultores em Atenas, na Grécia, obrigou a polícia a recorrer a gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes à porta do parlamento. Durante a manhã foram registados vários confrontos entre os manifestantes e as forças de segurança.

A manifestação foi convocada para protestar contra as medidas previstas no novo pacote legislativo exigido pelos credores para emprestarem mais dinheiro ao governo de Alexis Tsipras. O novo pacote de austeridade aumenta os impostos sobre os rendimentos dos agricultores, acaba com os benefícios fiscais dos mesmos, além de voltar a cortar as pensões de reforma dos gregos.

Segundo o relato do diário grego “Ekathimerini“, “os confrontos começaram quando alguns dos manifestantes começaram a arremessar laranjas” contra a polícia de choque que desde as primeiras horas da manhã já marcava presença perto do parlamento. As laranjas não foram trazidas propositadamente pelos agricultores, antes colhidas nas árvores à volta do parlamento, detalha o mesmo jornal.

Já Helen Smith, correspondente do “The Guardian” em Atenas, acrescenta que os agricultores já chegaram a tentar forçar a entrada no parlamento, o que levou ao uso de gás lacrimogéneo pelas autoridades.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

O presidente do Concelho de Administração do banco BPI, Pablo Forero. TIAGO PETINGA/LUSA

Moody’s baixa rating do BPI para lixo

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
Grécia. Agricultores e polícia confrontam-se em Atenas