Yanis Varoufakis

Grécia: Novo negociador substitui Varoufakis

Yanis Varoufakis
Yanis Varoufakis

O vice-ministro das Relações Exteriores grego, Euclides Tsakalotos, deverá ser o novo líder da equipe de negociadores com os parceiros europeus.

Em causa estarão a muita criticada atuação do ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, na reunião de sexta-feira do Eurogrupo, levando-o inclusive a perder o apoio interno.

De acordo com fonte governamental, o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, decidiu remodelar a equipa de negociadores para dar um novo impulso às negociações.

“Será criada uma equipa política de negociação sob a égide de Yanis Varoufakis, tendo como coordenador Euclides Tsakalotos”, responsável pelas relações económicas internacionais, avançou a fonte.

Tsakalotos, de 55 anos, é professor de economia na universidade de Atenas e tem, ao contrário de Varoufakis, um perfil discreto.

Atenas precisa de chegar a acordo com os parceiros europeus sobre as reformas para o país, para que seja desbloqueada mais uma parcela do empréstimo da UE e do FMI, no valor de 7,2 mil milhões de euros, considerada vital para que possa cumprir as suas obrigações financeiras.

Duas pesquisas de opinião publicadas no fim de semana e que o Wall street Journal cita revelam que o entusiasmo inicial dos gregos pelo governo de Tsipras parece ter esmorecido.

Numa pesquisa realizada pela Alco 52% dos entrevistados disseram estar insatisfeitos com o desempenho do governo desde que chegou ao poder. Apenas 39% dos gregos responderam que estão satisfeitos.

Já uma outra pesquisa da Kapa Research revelou que 71,9% dos gregos acreditam que o país beneficiaria em chegar a acordo com os credores, enquanto apenas 23,2% são a favor de romper com eles.

A mesma pesquisa mostra que a grande maioria da população (72,9%) quer que o país continue a fazer parte da zona euro, contra 20,3% que querem sair da moeda única e regressar ao dracma.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Negociações com professores arrancam a 15 de dezembro. Governo lembra que até 2021 todos progridem
( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Na função pública 440 mil sobem por notas e 220 mil por tempo

Eurico Brilhante Dias

“No investimento precisamos de dar um salto equivalente ao das exportações”

Marco Schroeder

Marco Schroeder renuncia a cargo de CEO da Oi

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Grécia: Novo negociador substitui Varoufakis