Grécia: PIB cresce 0,8% no segundo trimestre e afasta recessão

O PIB grego cresceu 0,8% no segundo trimestre
O PIB grego cresceu 0,8% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia cresceu 0,8% no segundo trimestre em relação ao primeiro, de acordo com a estimativa da Agência Nacional de Estatísticas da Grécia (ELSTAT), que também indica que o país não caiu em recessão.

Assim, de acordo o organismo estatístico grego, o PIB ficou estável no primeiro trimestre, depois de cair 0,2% no quarto trimestre de 2014, enquanto as estimativas anteriores indicavam uma recessão por preverem uma queda da riqueza do país de 0,2% e 0,4% nos dois trimestres seguintes.

Os números do segundo trimestre de 2015 mostram um crescimento de 1,4% face ao mesmo período do ano passado.

As estimativas anteriores da ELSTAT mostravam que a economia iria encolher 0,4% no final de 2014 e 0,2% no primeiro trimestre deste ano.

O crescimento do PIB na Grécia caiu como um raio de luz num país da zona euro inundado de dívidas, em que o parlamento se prepara para votar hoje um acordo para o terceiro resgate internacional de 85 mil milhões de euros.

Atenas e os seus credores estão sob pressão para aprovar o projeto de acordo a tempo de cumprir o prazo 20 de agosto para o reembolso de 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu.

Segundo dados divulgados pela União Europeia na quarta-feira, a economia grega – que está a emergir após seis anos de brutal recessão – deverá ainda encolher 2,3% em 2015 e 1,3% em 2016.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Grécia: PIB cresce 0,8% no segundo trimestre e afasta recessão