fortuna

Há mais milionários em Portugal. País está mais rico

Fotografia: DR
Fotografia: DR

Os 36 milhões de milionários detêm 45,9% de toda a riqueza mundial

Há mais milionários em Portugal e estão mais ricos. Há 68 mil portugueses que em 2017 têm uma fortuna acumulada de pelo menos um milhão de dólares (857,8 mil euros), mais 11,5% do que em 2016, segundo o relatório “Global Wealth 2017“, publicado esta terça-feira pelo banco Crédit Suisse.

O banco suíço diz também que Portugal está mais rico: a fortuna acumulada pelos portugueses está avaliada em 750 mil milhões de dólares, um crescimento de 7% face ao ano passado.

O relatório “Global Wealth 2017” diz também que a fortuna média dos portugueses é de menos 100 mil euros, tal como na República Checa e a Eslovénia. O banco suíço antecipa que ao longo dos próximos cinco anos aumente o número de milionários em Portugal: em 2022, 77 mil portugueses deverão ter uma fortuna avaliada em 100 mil dólares.

A nível mundial, há uma riqueza acumulada de 280,289 biliões de dólares. Mais de um terço desta riqueza está concentrada na América do Norte (101 biliões de dólares).

A riqueza mundial também está mal distribuída. Em 2017, 1% dos milionários detinha mais de metade (50,1%) de toda a riqueza mundial, a maior percentagem desde 2000.

O banco suíço alega que “as mudanças na desigualdade da riqueza ocorrem devagar e que é difícil identificar os fatores para estas tendências. No entanto, o valor dos ativos financeiros – especialmente das empresas cotadas – é um fator importante, porque os mais ricos detêm um valor desproporcional de ativos no mundo financeiro”.

Há 3,5 mil milhões de pessoas que têm uma fortuna abaixo dos 10 000 dólares em 2017; por outro lado, os 36 milhões de milionários – o equivalente a menos de 1% da população mundial – detêm 45,9% de toda a riqueza.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Rui Oliveira / Global Imagens)

Marcas aceleram nas promoções para tirar travão nas vendas

Fotografia: Gonçalo Delgado/Global Imagens

Resposta à pandemia traz riscos de má gestão e corrupção do dinheiro público

Restauração recuperou volume de negócios

CIP: 61% das empresas ainda não recebeu financiamento

Há mais milionários em Portugal. País está mais rico