Modernização Administrativa

Há mudanças nos serviços públicos online. Saiba o que vai acontecer

Com as novas soluções do Estado, deixará de ser preciso tirar senha nas lojas do cidadão.
( Gustavo Bom / Global Imagens )
Com as novas soluções do Estado, deixará de ser preciso tirar senha nas lojas do cidadão. ( Gustavo Bom / Global Imagens )

Novo portal ePortugal vai juntar páginas para cidadãos e empresas. Haverá senhas online na Loja do Cidadão e nova página para tribunais.

O Governo quer melhorar a relação dos cidadãos com os serviços públicos online. Para isso, vai apresentar esta quinta-feira várias alterações para tentar simplificar o acesso dos portugueses.

A criação de um portal agregador para juntar as páginas para cidadãos e empresas; as senhas online para todas as 54 lojas do cidadão; e uma nova página para tribunais são os destaques.

ePortugal junta serviços e tem assistente virtual

A partir desta quinta-feira, há uma página que agrega todos os serviços públicos online. O ePortugal vai assumir o lugar dos portais do cidadão e do empreendedor, que serviam, respetivamente, para particulares e empresas, mas que estavam dispersos.

Este portal vai contar ainda com o Sigma, assistente virtual que “usa uma ferramenta de inteligência artificial e acompanha de forma automatizada o cidadão ou o empresário que pretenda encontrar determinada funcionalidade no site”, explica o secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, em declarações à TSF.

Com estas alterações, Goes Pinheiro espera que o novo portal possa contar “no espaço de um ano” com cerca de um milhão de utilizadores.

Senhas online para Loja do Cidadão

A Mapa do Cidadão vai passar a disponibilizar todos os serviços disponíveis nas 54 lojas do cidadão do país no telemóvel e no computador. Esta aplicação, até agora, funcionava de forma autónoma mas passará a estar presente no novo portal ePortugal e não vai precisar de ser descarregada como aplicação móvel.

Com o Mapa do Cidadão, os utentes podem tirar previamente senhas fora da Loja do Cidadão para renovar o Cartão do Cidadão ou tratar de um problema na Segurança Social. O acompanhamento pode ser feito através do site ou então pode ser pedido o envio de um e-mail ou mensagem por telemóvel a indicar quantos números faltam até ao atendimento.

Nova página para tribunais

Não vai ser preciso ficar no tribunal à espera de saber como está o atendimento nas secretarias e qual o estado das diligências. A partir desta quinta-feira, o portal Tribunal + vai disponibilizar, em tempo real, o estado do atendimento nas secretarias e estado das diligências em 28 tribunais em todo o país.

A medida faz parte do projeto Tribunal +, a iniciativa de modernização da justiça, que integra diferentes dimensões no atendimento, organização das secretarias e gestão dos tribunais e que abrange já todo o território nacional. Até ao final de junho, esta solução será alargada a 50 tribunais, abrangendo todas as comarcas e tribunais de média e grande dimensão.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. (Fotografia: Mário Cruz/ Lusa)

Carlos Costa: “Não participei nos 25 grandes créditos que geraram perdas” à CGD

Pedro Granadeiro / Global Imagens

Reclamações. Anacom acusa CTT de divulgar informação enganosa

Paulo Macedo, presidente da CGD

CGD cumpre “com margem significativa” requisitos de capital do BCE

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Há mudanças nos serviços públicos online. Saiba o que vai acontecer