Mercado de Trabalho

IEFP. Número de casais no desemprego a subir desde novembro

Foto: D.R.
Foto: D.R.

Em janeiro, subida foi de 2,1% para 5451 casais registados no desemprego.

O número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados subiu em janeiro, pelo terceiro mês consecutivo, para 5.451, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Os dados mensais do IEFP sobre o estado civil do desempregado e condição laboral do cônjuge mostram que, no final de janeiro, o número de casais em que ambos estão desempregados subiu 2,1% face ao mês anterior, depois de ter registado também uma subida de 1,2% em dezembro e de 1% em novembro.

As subidas ocorrem depois de, em outubro, o número ter atingido o valor mais baixo desde setembro de 2011, com 5.222 casais em que ambos estavam desempregados.

Apesar do aumento em cadeia, o número desceu 18,8% face ao mesmo mês do ano passado, quando estavam registadas 6.716 situações.

Os casais na situação de duplo desemprego têm direito a uma majoração de 10% do valor da prestação de subsídio de desemprego que se encontrem a receber, quando tenham dependentes a cargo.

O IEFP começou a divulgar informação estatística sobre os casais com ambos os elementos desempregados em novembro de 2010, altura em que havia registo de 2.862 destas situações.

Um ano depois, o número de casos tinha mais do que duplicado, para 6.210, continuando a subir em 2012, ano que terminou com 11.987 casais nesta situação, o que refletiu um crescimento homólogo de 93%.

Em 2013, ano em que a taxa de desemprego atingiu valores historicamente elevados, o universo destes casais atingiu um ‘pico’ de 13.315 em março, sendo este o registo mais elevado da série disponível.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Trabalhos de descarga de contentores no Porto de Sines, 12 de fevereiro de 2020. TIAGO CANHOTO/LUSA

Exportações com quebra de 17% na primeira metade do ano

Isabel Camarinha, líder da CGTP, fala aos jornalistas após audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, 30 de julho de 2020. (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

CGTP. Governo nega complemento a quem esteve em lay-off sem justificação

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

IEFP. Número de casais no desemprego a subir desde novembro