Imigração aumenta na Suíça

Imigração aumenta na Suíça
Imigração aumenta na Suíça

A imigração na Suíça aumentou 15% em 2011 face ao ano anterior, de acordo com as estatísticas do Gabinete Federal das Migrações (OMD) publicadas hoje na imprensa suíça.

Em 2011, cerca de 75 mil pessoas instalaram-se na Suíça, afirmou o porta-voz do ODM, Michael Glauser, interrogado pela agência noticiosa helvética ATS.

Esta é a primeira vez em dois anos que a imigração cresce na Suíça, sendo que a maioria destes imigrantes são oriundos de estados membros da União Europeia.

A introdução em maio de 2011 da total liberdade de circulação para oito novos estados membros da UE provocou um aumento moderado da imigração vinda destes países para a Suíça, diz a ODM.

Glauser precisou que, das 75 mil novas entradas, 4.700 foram húngaros, polacos, eslovacos, eslovenos, checos ou ainda nativos dos países bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia).

No entanto, a maioria dos imigrantes em 2011 veio dos estados membros mais antigos da UE, disse ainda o responsável.

Em outubro do ano passado, o Conselho das Comunidades Portuguesas na Suíça disse que vivem cerca de 220 mil portugueses naquele país.

De acordo com o ODM, em dezembro de 2011, viviam na Suíça, país com pouco menos de oito milhões de habitantes, 1,77 milhões de estrangeiros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens

Benefícios no IRS trazem dez mil estrangeiros para Portugal. Mais 44%

Fotografia: REUTERS/Danish Siddiqui

Uber ordena “investigação urgente” depois de acusações de assédio

Fotografia: Diana Quintela / Global Imagens

Fundo do JP Morgan interessado em comprar Naturgas à EDP

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Imigração aumenta na Suíça