Inflação

INE confirma que subida dos preços abrandou para 0,6% em fevereiro

Foto: DR
Foto: DR

O Instituto Nacional de Estatística confirmou hoje que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor ficou nos 0,6% em fevereiro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) ficou nos 0,6% em fevereiro, tal como a estimativa rápida avançada no final do mês passado.

De acordo com o INE, “com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa coincide com o valor da estimativa rápida divulgada em 28 de fevereiro”, sendo a taxa definitiva apurada inferior em 0,4 pontos percentuais à do mês anterior.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,6%, valor inferior em 0,3 pontos percentuais ao registado em janeiro.

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de -0,1% em fevereiro (0,8% em janeiro), enquanto a taxa referente aos produtos energéticos diminuiu para 1,6% (2,3% no mês anterior).

Por classes de despesa e face ao mês precedente, o INE destaca os aumentos das taxas de variação homóloga do vestuário e calçado e da saúde, com -2,4% e 1,0%, respetivamente (-4,7% e 0,7% no mês anterior).

Em sentido oposto, assinala a redução da taxa de variação homóloga da classe dos transportes e das bebidas alcoólicas e tabaco, com 1,0% e 0,7%, respetivamente (3,2% e 2,3% no mês anterior).

Em fevereiro, a variação mensal do IPC foi -0,7% (-1,0% no mês precedente e -0,2% em fevereiro de 2017).

A variação média dos últimos doze meses, por sua vez, fixou-se em 1,3%, taxa idêntica à registada no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,7%, inferior em 0,4 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,5 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do euro (em janeiro, a variação homóloga do IHPC português foi inferior em 0,2 pontos percentuais à da área do euro).

O IHPC registou uma variação mensal de -0,6% (-1,2% no mês anterior e -0,2% em fevereiro de 2017) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,5% (valor igual ao registado em janeiro).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), acompanhado pelo ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno (D), durante o debate parlamentar de discussão na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). ANTÓNIO COTRIM/LUSA

UTAO: Carga fiscal é “ainda maior” do que a prevista pelo Governo

Lisboa, 01/10/2013 - Decorreu esta tarde na Fundação Champallimaud a Assembleia Geral da Zon Optimus 
Isabel dos Santos, accionista da Zon Optimus e Mário Silva, Zopt
(Diana Quintela/Global Imagens)

Administradores da NOS envolvidos no Luanda Leaks renunciam

Tchizé dos Santos,filha do ex-presidente da República angolano. (JOÃO RELVAS/LUSA)

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

INE confirma que subida dos preços abrandou para 0,6% em fevereiro