INE: Exportações nacionais aumentaram 7,9% no primeiro trimestre

Importações crescem 10% em janeiro
Importações crescem 10% em janeiro

A variação homóloga no primeiro trimestre de 2012 indica que a economia encolheu 2,2% por comparação com o primeiro trimestre do ano passado, menos que os 2,9% que recuara no trimestre anterior mas mais do que os 2% (valor agora revisto em alta) que contraíra nos três meses precedentes.

A diminuição menos expressiva do PIB em termos homólogos foi determinada pelo contributo menos negativo da procura interna, que passou de -10,3 pontos percentuais. no 4.º trimestre de 2011 para -6,4 pontos percentuais, destacando-se a diminuição menos intensa doinvestimento.

O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB diminuiu para 4,2 pontos percentuais. (7,4 p.p. no trimestre anterior), traduzindo essencialmente o efeito de uma redução significativamente menos acentuada das importações (-4% face a -10,3% no trimestre anterior), pois as exportações aceleraram 7,9% (6,6% no último trimestre de 2011 e 6,7% no terceiro trimestre do ano passado).

Comparativamente com o 4.º trimestre de 2011, o PIBregistou uma diminuição de 0,1% em volume (variação de -1,3% no trimestre precedente), refletindo a evolução da procura interna, que passou de uma variação em cadeia de -4,3% no último trimestre de 2011 para -0,1%. A procura externa líquida apresentou um contributo nulo para a variação em cadeia do PIB no 1.º trimestre de 2012, o que compara com um contributo de 3,2 pontos percentuais no trimestre anterior.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Rui Freire conta com experiência na Microsoft, grupo Havas e Global Media Group. Fotografia: DR

Rui Freire passa da Microsoft para o grupo Omnicom

A Sitava e as empresas de segurança Prosegur e Securitas ainda não chegaram a acordo sobre os serviços mínimos para a greve de 24 horas.

Não há acordo sobre serviços mínimos na véspera da greve nos aeroportos

Fotografia: REUTERS/ Lucy Nicholson

Estes são os atores mais bem pagos do mundo, segundo a Forbes

A rede de resorts Martinhal, prepara-se para abrir uma nova unidade, no Chiado. Instalações do novo hotel.
(Sara Matos / Global Imagens)

Martinhal investe 15 milhões em hotel de luxo no Chiado

Fotografia: EPA/DAVE HUNT

Uber perde mais de mil milhões de euros no primeiro semestre

arranjar emprego

Gig economy. A nova moda do mercado laboral não serve a Portugal

Conteúdo Patrocinado
INE: Exportações nacionais aumentaram 7,9% no primeiro trimestre