INE: Exportações nacionais aumentaram 7,9% no primeiro trimestre

Importações crescem 10% em janeiro
Importações crescem 10% em janeiro

A variação homóloga no primeiro trimestre de 2012 indica que a economia encolheu 2,2% por comparação com o primeiro trimestre do ano passado, menos que os 2,9% que recuara no trimestre anterior mas mais do que os 2% (valor agora revisto em alta) que contraíra nos três meses precedentes.

A diminuição menos expressiva do PIB em termos homólogos foi determinada pelo contributo menos negativo da procura interna, que passou de -10,3 pontos percentuais. no 4.º trimestre de 2011 para -6,4 pontos percentuais, destacando-se a diminuição menos intensa doinvestimento.

O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB diminuiu para 4,2 pontos percentuais. (7,4 p.p. no trimestre anterior), traduzindo essencialmente o efeito de uma redução significativamente menos acentuada das importações (-4% face a -10,3% no trimestre anterior), pois as exportações aceleraram 7,9% (6,6% no último trimestre de 2011 e 6,7% no terceiro trimestre do ano passado).

Comparativamente com o 4.º trimestre de 2011, o PIBregistou uma diminuição de 0,1% em volume (variação de -1,3% no trimestre precedente), refletindo a evolução da procura interna, que passou de uma variação em cadeia de -4,3% no último trimestre de 2011 para -0,1%. A procura externa líquida apresentou um contributo nulo para a variação em cadeia do PIB no 1.º trimestre de 2012, o que compara com um contributo de 3,2 pontos percentuais no trimestre anterior.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
kosrae nautilus resort micronesia

Quer um resort na Micronésia? Compre uma rifa de 49 dólares

Algarve contra exploração de petróleo na região

Cordão humano contra exploração de petróleo une manifestantes no Algarve

Cristiano Ronaldo  Foto: EPA/HOMEM DE GOUVEIA

Cristiano Ronaldo dá nome a aeroporto da Madeira

AG600 hidroavião

China concluiu construção de maior hidroavião do mundo

provas08

Wine Fest. 150 razões e mais uma para passar na Alfândega do Porto

um horário de trabalho mais reduzido é sinónimo de uma vida mais saudável (70%) Fotografia: REUTERS/Neil Hall

Trabalhar mais de 40 horas? Sim, mas com salário maior

Conteúdo Patrocinado
INE: Exportações nacionais aumentaram 7,9% no primeiro trimestre