Investimento

INE. Investimento empresarial deverá crescer 3,9% em 2019

Os custos de construção preocupam os investidores imobiliários. Foto: D.R.
Os custos de construção preocupam os investidores imobiliários. Foto: D.R.

Os números foram revistos em baixa em relação ao anterior boletim estatístico.

O investimento das empresas em 2019 deverá aumentar 3,9% em relação ao ano anterior. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE). É uma revisão em baixa do que previa o boletim estatístico de outubro de 2018, que apontava para um crescimento do investimento empresarial na ordem dos 4,4%. Por outro lado, o relatório divulgado esta terça-feira indica que, no ano passado, o mesmo indicador situou-se nos 4,7%, quando a previsão anterior indicava os 1,9%.

Em relação aos valores de 2018, o INE mostra que só as empresas com menos de 50 funcionários (1º escalão) não contribuíram para o aumento do investimento, sendo que as instituições com mais de 500 ou mais empregados registaram uma subida de 7,5%.

O INE indica também que, entre 2018 e 2019, as empresas vão preferir investir na racionalização e restruturação das suas operações, com destaque para a extensão da capacidade de produção. O maior fator de limitação de investimento continua a ser a deterioração das perspetivas de vendas, logo seguido da incerteza em relação à rentabilidade dos investimentos assumidos.

O próximo relatório do Instituto Nacional de Estatística sobre o investimento empresarial será divulgado em janeiro de 2020.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa, Portugal 2

Endividamento das famílias atinge máximo de três anos

Mário Centeno e Pierre Moscovici. Fotografia: EPA/ARIS OIKONOMOU

Bruxelas com reservas sobre esboço pede plano atualizado

(Carlos Santos/Global Imagens)

TDT. Anacom arranca com call center em novembro para teste piloto

Outros conteúdos GMG
INE. Investimento empresarial deverá crescer 3,9% em 2019