- Comentar
A inflação em Portugal diminuiu pelo terceiro mês consecutivo. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), em janeiro, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá descido para 8,3%. Um decréscimo de 1,3% em relação a dezembro.
Relacionados
António Costa admite "tomar mais medidas contra a inflação"
Governo acompanha de forma "atenta" inflação dos produtos alimentares
Inflação da zona euro recua em janeiro pelo terceiro mês consecutivo e fixa-se em 8,5%
Os dados da estimativa rápida do INE, revelam ainda que o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,0%, contra 7,3% do mês anterior.
Segundo o INE, para esta desaceleração da inflação contribuiu, principalmente, o índice relativo aos produtos energéticos. Neste campo, o instituto estima que a taxa de variação homóloga também tenha diminuído pela terceira vez consecutiva, de 20,8% em dezembro para 6,8% no presente mês, uma vez que assistimos a uma diminuição dos preços da eletricidade.
"Pelo contrário, o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá acelerado para uma variação de 18,5% (17,6% em dezembro)", afirma o Instituto Nacional de Estatística.
A variação do IPC, quando comparada com o mês anterior terá sido de -0,9% sendo que foi de -0,3% em dezembro e 0,3% em janeiro de 2022. "Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 8,2% (7,8% no mês anterior)", refere ainda o instituto, adiantando que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 8,6%, tendo a mesma sido de 9,8% em dezembro.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Os dados definitivos referentes o IPC deste mês serão divulgados a 10 de fevereiro.