Inflação

Saiba quanto aumentam as portagens em 2018 devido à inflação

Pórticos

A taxa de inflação aumentou em outubro, segundo avança o INE. A evolução dos preços deverá ditar uma actualização de 1,42% das portagens em 2018.

As portagens das autoestradas deverão aumentar 1,42% em 2018, tendo em conta a a taxa de inflação homóloga sem habitação registada em outubro, cujo valor foi divulgado esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

O Índice de Preços do Consumidor no Continente registado em outubro serve de referência à proposta de atualização das portagens que as concessionárias têm de fazer chegar ao governo e ao regulador (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) até ao dia 15 de novembro, ou seja, até à próxima quarta-feira.

A evolução dos preços que tem sido observada ao longo deste ano já fazia antecipar que em 2018 haverá lugar à atualização dos preços de alguns troços das autoestradas. O valor exato do aumento e o impacto que terá em cada troço (e para cada classe de veículos) terá ainda de ser apurado, tendo em conta a legislação em vigor e o método de arredondamento que esta contempla.

O mecanismo de atualização determina uma subida das tarifas em múltiplos de cinco cêntimos, ou seja, se da fórmula de cálculo resultar um acréscimo inferior a 2,5 cêntimos, os preços ficam inalterados, mas se resultar uma subida superior a 2,5 cêntimos, há lugar a um arredondamento de cinco cêntimos.

Exemplificando: um troço que atualmente tem um custo de 2,3 euros, será aumentado em cinco cêntimos porque o método de atualização determina um acréscimo de 3 cêntimos.

Os reduzidos níveis de inflação observados entre 2014 e 2016 fizeram com que nestes três anos as portagens se mantivessem sem aumentos. Em 2017, a atualização possível foi de 0,84%, o que ditou aumentos em menos de um quinto dos preços nos vários troços das vias pagas pelo utilizador.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa. Foto: DR

Impresa.Reestruturação já atingiu 20 trabalhadores. E chegou ao Expresso

PCP

Subsídios por duodécimos no privado também acabam em 2018

Turistas no novo terminal de cruzeiros de Lisboa, Santa Apolónia. Fotografia: Gustavo Bom/Global Imagens

Instituto alemão prevê boom na construção em Portugal até 2020

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Saiba quanto aumentam as portagens em 2018 devido à inflação