Prémio Inovação NOS

João Vasconcelos: “Inovação não é apenas investigação científica”

João Vasconcelos 
(Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens)
João Vasconcelos (Nuno Pinto Fernandes / Global Imagens)

João Vasconcelos, Senior Advisor na Clearwater International é um dos jurados no Prémio Inovação NOS.

Estão as empresas nacionais despertas para o tema da inovação?

Sim, claramente que sim. Tem sido feito um grande esforço nesse sentido. Os empresários sabem que a inovação é fundamental para a sua sustentabilidade. Agora, temos ainda muito trabalho por fazer, quer seja na ciência e no conhecimento, quer seja na sua aplicação. Inovação não é só ao nível do produto: a inovação pode ser apenas nos modelos de negócios, por exemplo. Inovação tem de gerar um novo produto, um novo processo ou um novo modelo de negócio, e os empresários estão conscientes disso. Inovação não é só investigação na área científica.

Considera que a investigação académica está a aproximar-se mais das empresas?
Também aqui digo o mesmo: estão a ser dados passos positivos nesse sentido, mas há um longo caminho a percorrer. Às vezes há bons conhecimentos nas universidades que não estão a ser aproveitados, e esse casamento deveria existir mais vezes. E, sobretudo, ser bilateral. Há bons exemplos dessa ligação, como o Politécnico de Leiria, que casa bem o conhecimento académico com o empresarial. Mas isso também depende muito de região para região.

Quais são os tipos de empresas que mais aproveitam a inovação?
São sobretudo as grande multinacionais, como a Bosch, a Volkswagen, pois já têm esses métodos implantados há muitos anos na casa-mãe. Mas também grande empresas nacionais, como a NOS, a Altice, a Galp, entre outras, que o sabem fazer bem.

Tem alguma ideia de quando teremos uma economia nacional bem assente em inovação?
Não faço a mínima ideia, mas se todos tivermos o mesmo objetivo, empresários, ministérios, todo o país em geral, então estaremos no bom caminho. Falta-nos ter bons conteúdos pedagógicos, benefícios fiscais, conseguir reter e atrair novos talentos.

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