Natalidade

Instabilidade económica e laboral na origem de baixa taxa de natalidade

A conferência “Natalidade: Como fazer crescer Portugal” conclui que as condições económicas, de emprego e trabalho justificam a baixa natalidade.

Portugal tem a segunda pior taxa de natalidade da Europa. No ano passado, houve menos 2702 nascimentos comparativamente a 2016, num total de 88,150 bebés – uma média de 7,3 nascimentos por dia.

As condições económicas, de emprego e trabalho proporcionadas, especialmente, às jovens famílias, justificam a queda de natalidade registada no país, de acordo com as conclusões da conferência “Natalidade: Como fazer crescer Portugal”, realizada quarta-feira, 9 de maio.

“É necessário promover a natalidade como objetivo nacional, sem que ninguém seja penalizado por decidir ter filhos”, afirmou o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, no evento que decorreu na Fundação Champalimaud e organizado pela Well’s.

Leia também: Novo robô médico cura doença congénita em bebés

Ana Cid, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, considera que há outras medidas que podem ser implementadas, “nomeadamente ao nível dos impostos”.

O encontro reuniu académicos, médicos, sociólogos, pediatras, representantes da Associação de Famílias Numerosas, da Associação Portuguesa de Demografia, entre outros, para abordar os desafios, oportunidades e implicações socioeconómicas da natalidade em Portugal.

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Trabalhos de descarga de contentores no Porto de Sines, 12 de fevereiro de 2020. TIAGO CANHOTO/LUSA

Exportações com quebra de 17% na primeira metade do ano

Isabel Camarinha, líder da CGTP, fala aos jornalistas após audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, 30 de julho de 2020. (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

CGTP. Governo nega complemento a quem esteve em lay-off sem justificação

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Instabilidade económica e laboral na origem de baixa taxa de natalidade