- Comentar
Um grupo de instituições financeiras dos EUA está "em conversações" para resgatar o First Republic Bank com até 30 mil milhões de dólares (cerca de 28 mil milhões de euros), foi anunciado esta quinta-feira.
Relacionados
Falência do SVB leva a corrida à transferência de depósitos para grandes bancos dos EUA
Moody's prevê impacto "modesto" da crise bancária nos EUA nos bancos das economias emergentes
A informação foi avançada por vários meios de comunicação especializados, que esperam o anúncio da medida ainda esta quinta-feira.
O New Tork Times noticiou que o JPMorgan e o Bank of America vão injetar cinco mil milhões de dólares (aproximadamente 4 700 milhões de euros) cada na instituição financeira.
Por sua vez, o Citigroup deverá depositar o mesmo montante, segundo o Wall Street Journal, enquanto o Goldman Sachs e o Morgan Stanley devem avançar com 2,5 milhões de dólares (2,349 milhões de euros) cada.
O restante valor deverá ficar a cargo de um grupo de bancos regionais.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Cada uma destas instituições financeiras vai contribuir com mil milhões de dólares (cerca de 940 milhões de euros).
Pelas 19 horas (hora de Lisboa), após a notícia, as ações do First Republic Bank subiram 5,31%, sendo que, ao início da manhã, estavam a perder 30%.
O First Republic, com sede em São Francisco, foi classificado com o estatuto de 'sucata' na quarta-feira, tanto pela Fitch Ratings como pela S&P Global.
A instituição está à procura de formas de aumentar a sua liquidez e a considerar uma possível venda, segundo a Bloomberg.