Turismo

Investidor francês ganha concessão de Mosteiro em Amarante. Hotel abre em 2023

Foto: Turismo de Portugal
Foto: Turismo de Portugal

A concessão do Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante, foi atribuída ao investidor francês Jean-Claude Frederic Frajmund.

São já 13 os imóveis do Estado concessionados a privados para fins turísticos. Esta sexta-feira foi anunciada a adjudicação do Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante, ao investidor francês Jean-Claude Frederic Frajmund, no âmbito do programa Revive.

A nota enviada pelo Ministério da Economia refere que o Mosteiro será transformado num hotel de quatro estrelas, com 40 quartos, que deverá ser inaugurado no início de 2023. O vencedor do concurso vai pagar uma renda anual de superior a 27 mil euros, tendo garantido a concessão por um período de 50 anos.

O Mosteiro de S. Salvador de Travanca fica “situado no fundo de um vale e é envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país”, integrando “uma das mais belas torres medievais portuguesas”, lê-se na mesma nota. O monumento faz parte do percurso cultural da Rota do Românico.

A concessão implica que o projeto turístico combine “a história do imóvel e o ambiente medieval, ao conforto e sofisticação da modernidade, com uma componente de saúde e bem-estar”.

O Mosteiro de Amarante ainda faz parte da primeira fase do Revive, um programa que o Governo lançou em 2016 com o objetivo de recuperar património histórico e fomentar o turismo em várias regiões do país. Entre os imóveis já concessionados incluem-se os Pavilhões do Parque, nas Caldas da Rainha, ou o Paço Real de Caxias. Os 13 concursos já fechados representam um total de 114,5 milhões de euros de investimento e cerca de 2,4 milhões em rendas anuais.

Estão atualmente abertos os concursos para a concessão do Palacete dos Condes Dias Garcia, em São João da Madeira, da Quinta do Paço de Valverde, em Évora e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo. A primeira fase inclui 33 edifícios. Já foi entretanto, anunciada uma segunda ronda do Revive, que integra 16 imóveis.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Photo by Tobias SCHWARZ / AFP)

Tribunal suspende construção da Gigafactory da Tesla na Alemanha

A 89ª edição da Micam decorre em Milão de 16 a 19 de fereveiro. Fotografia: Direitos Reservados

Calçado quer duplicar exportações para o Japão em dois anos

Micam

Governo promete “soluções criativas” para ajudar as empresas

Investidor francês ganha concessão de Mosteiro em Amarante. Hotel abre em 2023