Turismo

Investidor francês ganha concessão de Mosteiro em Amarante. Hotel abre em 2023

Foto: Turismo de Portugal
Foto: Turismo de Portugal

A concessão do Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante, foi atribuída ao investidor francês Jean-Claude Frederic Frajmund.

São já 13 os imóveis do Estado concessionados a privados para fins turísticos. Esta sexta-feira foi anunciada a adjudicação do Mosteiro de S. Salvador de Travanca, em Amarante, ao investidor francês Jean-Claude Frederic Frajmund, no âmbito do programa Revive.

A nota enviada pelo Ministério da Economia refere que o Mosteiro será transformado num hotel de quatro estrelas, com 40 quartos, que deverá ser inaugurado no início de 2023. O vencedor do concurso vai pagar uma renda anual de superior a 27 mil euros, tendo garantido a concessão por um período de 50 anos.

O Mosteiro de S. Salvador de Travanca fica “situado no fundo de um vale e é envolvido por inúmeras quintas características da região norte do país”, integrando “uma das mais belas torres medievais portuguesas”, lê-se na mesma nota. O monumento faz parte do percurso cultural da Rota do Românico.

A concessão implica que o projeto turístico combine “a história do imóvel e o ambiente medieval, ao conforto e sofisticação da modernidade, com uma componente de saúde e bem-estar”.

O Mosteiro de Amarante ainda faz parte da primeira fase do Revive, um programa que o Governo lançou em 2016 com o objetivo de recuperar património histórico e fomentar o turismo em várias regiões do país. Entre os imóveis já concessionados incluem-se os Pavilhões do Parque, nas Caldas da Rainha, ou o Paço Real de Caxias. Os 13 concursos já fechados representam um total de 114,5 milhões de euros de investimento e cerca de 2,4 milhões em rendas anuais.

Estão atualmente abertos os concursos para a concessão do Palacete dos Condes Dias Garcia, em São João da Madeira, da Quinta do Paço de Valverde, em Évora e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo. A primeira fase inclui 33 edifícios. Já foi entretanto, anunciada uma segunda ronda do Revive, que integra 16 imóveis.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à comunicação social após a sessão de apresentação sobre a “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, realizada no Infarmed, em Lisboa, 24 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

“Impõe-se manter as medidas de contenção”, diz Marcelo

Foto: DR

Eletricidade. Fatura das famílias pode sofrer agravamento de quase 70%

Aviao TAP

Oficial: TAP avança para lay-off de 90% dos trabalhadores

Investidor francês ganha concessão de Mosteiro em Amarante. Hotel abre em 2023