IRS: 57% dos contribuintes não pagam imposto

Maioria não paga imposto
Maioria não paga imposto

Em 2010 a administração fiscal recebeu 4.720.473 declarações de IRS, mas a maior parte (57,35%) acabou por não pagar qualquer imposto, sendo este o número mais elevado dos últimos anos.

Os dados estatísticos da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) mostram que o número de declarações entregues em 2010 aumentou face ao ano anterior (em cerca de 1,5%), mas revelam também que subiu o número de pessoas que depois de acertadas todas as contas com o fisco (conjugação do rendimento que declaram com os benefícios e deduções a que têm direito) não têm imposto a pagar. Esta situação leva a que o IRS pago em 2010 fosse suportado por 2.013.328 famílias.

A contribuição de cada um destes dois milhões de contribuintes para o valor global do imposto arrecadado pelo Estado é diferente e varia consoante aquilo que é declarado, sendo possível concluir que o grosso da fatura do IRS é paga pela classe média.

Os contribuintes que ganham entre 13.500 e 50 mil euros brutos por ano correspondem a 37% dos que pagaram IRS, mas contribuíram com metade do imposto entregue ao Estado.

Já os que têm um rendimento anual acima dos 100 mil euros (e que são apenas 1,11% do total), contribuíram com cerca de 9,39% do IRS.

A esmagadora maioria das declarações de IRS provem dos trabalhadores por conta de outrem, mas ainda assim esta categoria de rendimento registou em 2010 um ligeiro decréscimo (de 1,16%), refletindo o efeito da subida do desemprego que então já se fazia sentir.

Já o número de pessoas com rendimentos de pensões subiu 8,17%, o que faz com que esta categoria de contribuintes seja responsável por 1951330 das declarações entregues. No trabalho independente, depois de uma ligeira quebra em 2009, os números mantiveram-se estáveis.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

O presidente do Concelho de Administração do banco BPI, Pablo Forero. TIAGO PETINGA/LUSA

Moody’s baixa rating do BPI para lixo

DHL Express Store2

DHL Express vai investir até 600 mil euros em rede de lojas pelo país

Outros conteúdos GMG
IRS: 57% dos contribuintes não pagam imposto